domingo, 19 de setembro de 2010

O DOM DAS LÁGRIMAS


Ouvi tua oração... Vi tuas lágrimas. Por isso, vou curar-te.
Perguntaram-me porque as pessoas boas têm de sofrer. Na voz de quem perguntava
havia dor e até mesmo revolta. Quem foi machucado na alma, no coração, quem sofreu
uma grande perda ou a dureza de uma traição não se contenta com respostas prontas.
Sendo assim, respirei fundo antes de dizer alguma coisa, pois é preciso ter respeito pelo
sofrimento das pessoas.
A minha amiga não sabia que é impossível a uma pessoa boa escapar ao sofrimento. É
que as pessoas boas amam... e não existe amor sem experiência de dor. Só quem ama se
deixa atingir. E no mundo inteiro o único lugar onde a dor e o amor se abraçam é no
coração das pessoas boas.
Foi assim, com os olhos cheios de lágrimas, que minha amiga me mostrou a sua dor.
Era dor de perguntas sem respostas: “Mas por quê? Por que tem de ser assim? Há
alguma utilidade para essas minhas lágrimas? O que eu vou fazer com a minha dor?
Quando é que isso vai acabar?”.
Quem sofre quer saber por que as coisas tiveram de ser tão dolorosas. E na lágrima de
quem chora, o coração pergunta por que Deus não impediu tamanho sofrimento. Quer
saber se ele vai transformar a situação. Se ele vai diminuir a dor. E saber disso é coisa
importante para muita gente.
Quando me pediram para escrever este livro fiquei feliz. Sorri agradecido sabendo que
se trata de coisa importante. Porque tudo importa quando a gente fala de dor e de cura.
A gente fala de dor, porque debaixo da expressão “dom das lágrimas” está guardada
toda dor humana que se manifesta no coração das pessoas como o cansaço e a opressão.
Falar em “dom das lágrimas” é também falar de cura, porque a Sagrada Escritura afirma
para nós o que foi dito a Ezequias da parte de Deus: “Ouvi a tua oração, e vi as tuas
lágrimas. Por isso, vou curar-te” (II Rs 20, 5).
Deus é aquele que enxuga as lágrimas e traz o alívio. É Ele quem cura e revigora. Quem
quiser experimentar isso precisa apenas entender que a Palavra de Deus tem uma
maneira própria de tratar a dor e de curar a alma e o corpo. Ela faz com que a gente veja
o problema debaixo de uma nova luz, a luz da fé.
Sendo assim posso lhe garantir que antes de terminar essa leitura você vai encontrar
aqui a Palavra de Deus e a força do Espírito Santo que serão um remédio para sua vida.
Elas têm o poder de curar as enfermidades da alma, aliviar as dores e fechar inúmeras
feridas. Certamente, será a feliz descoberta do amor como fonte de cura, das lágrimas
como dom de Deus – porque há um tipo de lágrimas (não são todas) que é dom de Deus
– e vamos também tratar da dor. Isso no duplo sentido da palavra tratar. Primeiro,
porque vamos falar sobre a dor, segundo porque vamos tratá-la de forma que fique
curada.
A dor com o amor se cura
Na vida existem muitas coisas importantes, mas nenhuma delas é comparável ao amor.
Quem ainda não se convenceu disso, pode ficar tranqüilo porque vai se convencer. Não
aprendi isso nos livros. Aprendi com a vida. Descobri que amar tem a ver com respeitar
a dor dos outros e ter coragem de enxugar suas lágrimas. Entendi que tudo o que as
pessoas desejam é alguém que as ame de uma maneira forte e constante. Com aquele
tipo de carinho que dispensa palavras. Que não fica criticando o tempo todo, mas que é
um braço estendido na hora em que a gente mais precisa. Encontrar alguém assim é uma
alegria e põe a gente feliz. Há pessoas que têm o dom de consolar e de levar a beleza
por onde elas passam… parece que carregam na boca um pedaço de céu e os seus rostos
têm a clareza e o frescor de uma manhã de sol. Não nos enganemos: tornaram-se assim
à custa de muitas lágrimas. Formaram-se na escola do sofrimento. São frascos de
perfume que mesmo quebrados exalam a mais encantadora fragrância: o amor.
Acho bonito quando os sábios dizem que é pela inteligência e o caráter que a pessoa
resplandece as qualidades que tem. Só não consigo concordar inteiramente. Não é que
eu seja contra, simplesmente acho que é pouco. Porque o caráter e a inteligência podem
impressionar, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis
em sua vida. Não basta ser inteligente… ter caráter não chega; é preciso amar. Porque o
amor torna as pessoas indispensáveis. Se eu amo, eu preciso de você… e isso me faz
melhor. Se eu amo, passo a gostar mais da sua voz do que da minha… então, calo para
você falar, e ao escutar estarei amando. Por isso, se você quiser acender um sorriso,
iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém, precisa lembrar de uma coisa:
as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam de seu
amor. O amor tem o poder de transformar todas as coisas, destrancar todas as portas e
curar enfermidades. Só ele faz luzir nossos talentos e resplandecer quem a gente é.
Então, se você calar, cale com amor; se gritar, grite com amor; se corrigir alguém,
corrija com amor; se chorar, chore com amor e se perdoar, perdoe com amor. Se você
tiver o amor enraizado em você, diz um antigo profeta, nenhuma coisa senão ele serão
os seus frutos… e todos se aproximarão.
Quando o amor e a dor se abraçam
É muito bonito falar de amor até que ele começa a doer. Isso mesmo. O amor às vezes
dói de um jeito que parece que vai rasgar a alma em pedaços. Nessa hora é que a pessoa
pensa loucuras e faz besteiras. Não quer se matar. Quer matar a dor que é muita. E não
conseguindo, às vezes, chora.
Parece que todo sofrimento aperta mais quando a gente não entende o que está
acontecendo. Surge o grito: “Meu Deus, por quê?”. Quem sofre quer entender a própria
dor: “Mas, por quê ele foi embora com outra? Desde quando ele parou de me amar?”
“Por que ela tinha de se envolver com más companhias?! Eu a avisei tantas vezes...”
“Por que você está assim tão distante... tão frio... o que foi que fiz dessa vez?”. A gente
pergunta pela simples razão de que pior do que sofrer é sofrer sem saber por quê.
Tem gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário