terça-feira, 28 de setembro de 2010

GLADIADORES E ALGUMAS FOTOS DE SÃO LUÍS NO MARANHÃO






















Eu tenho uma teoria de que a cidade de São Luís em breve estará no fundo do mar.
É de conhecimento de todos que São Luís é uma ilha. Estamos cercados de água por todos os lados e caso haja alguma coisa que provoque uma onda gigante ou o aumento considerável do nível do mar, minha bela e querida cidade sucumbirá no fundo de águas barrentas e cheias de coliformes fecais.
Mas isso é no que os outros acreditam. Eu não sou tão drástico assim (cof cof).
Minha teoria é menos perturbadora para mente dos pobres mortais que aqui habitam. Na verdade está mais para um apelo às autoridades (in)competentes do que uma teoria em si. Mas sabe como é. Eu não poderia perder a chance de fazer algum tipo de piada, mesmo que seja sem graça.
Desde o início do ano que está chovendo pras bandas daqui. E quando digo chovendo não é só uma chuvinha fraca que guris aproveitam para tomar banho e jogar bola na rua. Refiro-me a quase que um dilúvio diário, onde não dá pra enxergar nada à tua frente além da ponta do nariz.
Claro que apesar de ser uma coisa linda, uma maravilha da natureza, tal fenômeno traz problemas, como: alagamentos, doenças, batidas no trânsito e outras coisas, mas não podemos esquecer, principalmente, dos buracos nas ruas. Este último é a principal razão do texto.
Eu sou um grande fã de buracos. Sério mesmo. E por favor, não levem isso para o lado maldoso da coisa.
Fico impressionado como um orifício minúsculo no asfalto se torna uma verdadeira cratera da noite pro dia após uma chuvinha de nada. Fico imaginando várias possibilidades na minha cabecinha com pensamentos toscos e só posso chegar a uma conclusão: o asfalto é de péssima qualidade.
Posso até estar enganado, mas um asfalto que é colocado em um dia X, quando dá X + 7 já está cheio de ondulações e buracos, não é uma coisa em que podemos confiar muito.
De qualquer forma, a questão principal é que a cada dia que passa chovendo, os buracos na cidade estão aumentando. Aumentando em um nível desenfreado. Tem ruas que estão intrafegáveis. Outras já estão perto disso. E o que mais me impressiona é que os responsáveis pela pavimentação das ruas e avenidas não movem um dedo sequer para, pelo menos, amenizar o problema, o que dirá solucioná-lo.
Pra falar que não fazem nada, só colocam os caminhões bacanas “fazedores de asfalto” para funcionar quando estamos na época de eleição/reeleição.
Eu acho estes caminhões tão bonitos. Queria vê-los todos os dias andando pela cidade e não apenas de 2 em 2 anos ou de 4 em 4.
É triste, mas é a realidade.
Enfim. Como os buracos estão crescendo e ficando mais fundos a cada dia, minha teoria é que em algum momento tais buracos se encontrarão com o nível do mar, este por sua vez se encarregará de levar a cidade para os domínios de Poseidon, nos tirando completamente do mapa.
É uma coisa que no começo do ano eu acreditava ser impossível acontecer, mas pra quem está aqui vendo a situação piorar a cada dia, é uma possibilidade que deve ser levada em consideração.
Eu particularmente tenho medo de passar em determinados locais quando está chovendo. Em um dia o buraco é do tamanho da minha mão. No outro dia o mesmo buraco já engole meu carro por completo. Parece até brincadeira, mas é sério. Estou falando isso porque já vi acontecer. É de dar medo!
Então pessoas, é isso. Quando sair a notícia no jornal de que São Luís afundou, não pensem que foi uma Tsunami ou algo do gênero. Tenha plena certeza que a catástrofe aconteceu por falta de competência da prefeitura para tapar buracos pequenos, que se tornaram crateras e em um futuro não muito longe serão abismos que farão a água do mar subir como um chafariz e, conseqüentemente, fazer nossa ilhazinha descer como um navio furado.
- – - – -
Só pra ato de curiosidade:- São Luís é o único lugar do mundo que ponte alaga.- São Luís é o único lugar do mundo que avenidas/ruas/calçadas alagam a menos de dois metros do mar.
Ironia pouca é bobagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário