quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DESCONSTRUINDO TUCANOS

Depoimento pessoal.9 09UTC agosto 09UTC 2010 por Diego Calazans
Há várias coisas no governo Lula com as quais não concordo, mas é preciso reconhecer suas conquistas. Posso falar particularmente com relação à universidade federal a qual estou ligado há quase dez anos.
Quando entrei na graduação, o sucateamento era evidente. A discussão que se tinha era de quando se começaria a cobrar mensalidade e de quanto seria. Os professores com mais tempo de casa debandaram. Muitos sequer tinham mestrado. Não era preciso muito pra ser professor universitário. A maioria do quadro era composta por substitutos, de nível baixo e sem qualquer experiência letiva. Não tínhamos estrutura adequada para produzir nosso jornal laboratório, as salas de aulas mal tinham ventiladores funcionando e pairava a ameaça de que fechariam o restaurante universitário e reduziriam (se não extinguiriam) os auxílios para estudantes carentes vindos do interior. Foram tempos difíceis.
Quando Lula subiu o palanque, houve alguma comoção, mas ela esfriou com a campanha midiática de 2005. Ainda assim, aos poucos a ameaça de pagamento de mensalidade foi minguando até quedar no resmungo de velhos professores reacionários. Certas taxas exorbitantes que nos eram cobradas foram extintas. Particularmente nos últimos 6 anos houve uma expansão no número de vagas, de cursos e de professores, além da melhoria do quadro, já constituída por doutores e mestres. Novos prédios foram construídos, inclusive um para abrigar a rádio universitária e um para o jornal laboratório. A universidade abriu campi em várias cidades do interior, além de instituir cursos a distância. Dos raros mestrados e único doutorado do tempo de FHC, partimos para dezenas de mestrados e mais de uma dezena de doutorados. E olha que somos o menor Estado da federação. Cursos inéditos no país foram criados, como o de Arqueologia – antes só pós-graduação.
As bolsas para pós-graduandos aumentaram consideravelmente. Eu mesmo sou um bolsista e vivemos – eu, minha esposa e nossos 7 gatos – com alguma folga com o valor disponibilizado. Sempre há novos concursos se apresentando. Estou confiante que encontrarei vaga como professor em uma das diversas universidades federais de que esse país dispõe, talvez antes mesmo de concluir meu doutorado. Enfim… estou razoavelmente satisfeito com as ações do governo Lula no que tange à minha universidade federal, cá em Sergipe. Falo dela porque é o exemplo que melhor posso esmiuçar. Tenho certeza, porém, que qualquer um de nós pode apresentar ótimos exemplos de como sua vida melhorou nos últimos 7 anos e meio. Basta ter pé no chão e olhos livres de preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário