terça-feira, 28 de setembro de 2010

GLADIADORES E PARTE DE MACAPÁ














































Macapá capital do estado do Amapá na região norte do Brasil.
Macapá tem uma população de aproximadamente 360.000 habitantes e é a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador. O monumento denominado Marco Zero sinaliza a latitude 0º, onde o turista pode ficar com um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul.
Assegurado aos portugueses o domínio sobre as terras situadas entre os rios Amazonas e Oiapoque, os mesmos voltaram a se estabelecer na região, em 1738, posicionando em Macapá um destacamento militar. Em 1740, veio a resposta do rei português D. João, que autorizou o governador do Pará a construir um fortim no mesmo local das ruínas da Fortaleza de Santo Antônio.
Ao governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, coube a tarefa de implementar a colonização da região. Assumiu o governo do Estado do Maranhão e Grão-Pará em 24 de Setembro de 1751, e já em dezembro organizava uma expedição a Macapá sob comando do sargento-mor João Batista do Livramento, constituída de soldados e principalmente, de colonos da Ilha dos Açores. O povoado rapidamente progredia, mas a insalubridade do local tornava-se um grave problema a ser enfrentado pelos colonos. Em 1752, ocorreu uma epidemia de cólera em Macapá. Em 7 de março desse ano, Mendonça Furtado aportou na povoação, trazendo o único médico que havia na Capitania e medicamentos, conseguindo controlar a moléstia.
Mendonça Furtado, no início de fevereiro de 1758, aportou em Macapá com a missão de demarcação de fronteiras da Colônia com as terras pertencentes à Espanha, na região Amazônica, definida pelo Tratado de Madri, assinado em 1750. Veio para elevar o povoado à categoria de vila. No transcurso de uma solenidade, no dia 4 de fevereiro, Mendonça Furtado mudou a categoria administrativa do povoado de Macapá, elevando-o à condição de Vila de São José de Macapá.
Em 6/9/1856 o Governo Provincial, atendendo ao apelo de políticos de renome nacional, projetou Macapá à categoria de cidade (Lei Provincial nº 281).
O presidente da República, Getúlio Vargas, a partir do decreto-lei nº 5.812, de 1943 estabelece a criação dos territórios de Rio Branco (Roraima), Guaporé (Rondônia), Iguaçu e Amapá. Com a criação do Território Federal do Amapá, o município de Amapá, através do Decreto-Lei nº 5.839, passa a ser a nova capital do Território. O decreto presidencial nº 6.550 veio confirmar Macapá como capital do então Território Federal do Amapá. Em 5/10/1988, por ocasião da promulgação da nova Constituição, é ratificado o nome de Macapá como capital do novo Estado do Amapá.
Distancia de Brasília 2540 km, Recife 2474 km, São Paulo 3333 km, Porto Alegre 4254 km, sendo que os 400 km de Belém do Pará até Macapá no Amapá só podem ser feitos por via fluvial ou aérea não existe ligação rodoviária nem ferroviária.
Mapa de localização do município de Macapá.


Marco Zero do Equador O Marco Zero do Equador é um monumento que está localizado aproximadamente a 4 KM da fortaleza de São José de Macapá, no hemisfério norte; cerca de 17 Km do porto de Santana, no hemisfério sul e a 2 Km do centro de Macapá.
Equinócio Fenômeno em que os raios do sol, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Nessa ocasião, o dia e a noite tem a mesma duração em todo o planeta. Ocorre no mês de março no dia 20 ou 21, Equinócio da Primavera, que em Macapá coincide com o período das chuvas, e no dia 22 ou 23 do mês de setembro, Equinócio de Outono, que para nós corresponde à estação do verão.

Foto do aeroporto da cidade de Macapá capital do estado do Amapá na região norte do Brasil.


Igreja de São José de Macapá de 1752, na cidade de Macapá capital do estado do Amapá, Brasil.
Inaugurada em 06 de março de 1761 e sua construção é um exemplo do estilo de arquitetura que os jesuítas trouxeram da Europa, ainda no século XVI. Algumas modificações no prédio, foram realizadas em 1948.
A localização da igreja está no que seus antigos moradores chamam de "beco do formigueiro", pois, na época em que Macapá era apenas um povoado, lá existia um imenso formigueiro. O beco do formigueiro, chama-se passagem Barão do Rio Branco.

Igreja Nossa Senhora de Fátima em Macapá Igreja Catedral na cidade de Macapá.


Foto da região central da cidade de Macapá capital do estado do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário