segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ESPECIAMENTE PARA OS MAIS OU MENOS....

Já te perguntaram desta forma? È bom ser dentista? È bom ser professor? È bom ser engenheiro? È bom ser médico? Etc...
Pelo seguinte: as pessoas acham que pelo fato de sermos escritores nos torna artistas. È difícil alguém ver este que agora é ajuda diferenciada e que antes já foi o meu ganha - pão, como uma profissão/ofício.
Acham que a gente é diferente, iluminado, cheio de homens/mulheres, cheio de sei lá o que.
E o trabalho da gente torna-se público. Todo mundo acompanha. È como se o nosso consultório fosse uma vitrine. E, cá entre nós, não é muito bom não.
Imagine você doutor ou doutora, trabalhar a vida inteira com gente te rodeando, te cobrando querendo saber detalhes de sua vida, do seu trabalho do seu dia - a - dia. Mais ou menos assim:
- doutora, quando você vai dar uma receita, vem uma inspiração, assim alguma modelo - musa ou, etc. ...
- não sei como você consegue abrir e fechar uma cabeça tão bem. Olha aquela cabeça do outro dia deveria ter cabelos lindos, com certeza nunca vou esquecer, você é a pessoa que melhor receita "gadernal" Ah! Tem o "tegretol" também. Você abre cabeças desde pequena? Estou adorando aquela neurose que você esta tratando, não perco uma só fase (capitulo). Agora, cá entre nós, conta-me uma coisa, os seus pacientes morrem no fim? Os personagens do seu texto morrem no fim? Acho que alguém deverá morrer. São tão ruins. Você fez algum curso ou já nasceu assim com esse dom, maneja o bisturi muito bem.
- transplante de cérebro pôr exemplo: você o faz com clareza? conseguiu bons resultados? não houve rejeição? È compreensível que se tenha técnicas, mas esse dom é impressionante, olho para os neurônios em sua mão e é como se eu os conhecesse já os vi em alguma cabeça pôr ai, sinto uma intimidade com eles, notou? Que horas prefere trabalhar, de madrugada é claro. Será que dá para fotografar sua casa para a revista caras? Você na banheira pôr exemplo, cheia de espumas, com um estetoscópio entrando pelo ralo, não acha boa a idéia?
- quando acompanho uma cirurgia sua (não perco uma), eu sinto a presença de Deus com você. Você acredita em Deus? Como foi sua infância? Quando você era pequena, gostava de operar sapos e gatos? Além de você ser médica, faz o que? Eu sei que a medicina é um hobby, você ganha dinheiro mesmo, fazendo o que? Deve Ter um monte de homens querendo sair com você, não deve? Nessa sua profissão, ouvi dizer que os homens, tá me entendendo? E verdade que o doutor fulano? ...
E a sua separação? Dá para contar para gente? Você acha que o futuro prefeito tem chance? O que você acha?
Você pousaria nua? Você gostaria que seu filho seguisse a mesma profissão? È verdade que ele com apenas 6 anos, já esta escrevendo bulas? Você opera minha mãe de graça? È só tirar o útero dela, sei que isso você tira de letra.
-é bom ser médico? Agora imagina a mesma situação se você for engenheiro. Ou advogado. Ou dentista. Ou bancário. Ou mecânico. Ou crítico de crônicas.
O que posso responder para você é que adoro escrever, e você pelo menos adora ler, pelo menos chegou até aqui. Muito obrigada.
Obs: esta crônica foi escrita, eu estando sentada no sofá da sala da minha casa em recuperação de um pequeno acidente com um dos dedos do pé esquerdo (quebrado), que linda fratura.
BIBA
L.E.M.A. Legião Espiritual e Material de Ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário