quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Orgulho de ser brasileiro

Tac Stark, o novo jipe 100% brasileiro

Com a missão de desbravar o mercado 4×4 brasileiro um grupo envolvendo em torno de 20 profissionais super capacitados debruçou-se por quase 28 mil horas entre as atividades de pesquisa e desenvolvimento de produto para culminar no brilhante projeto do TAC Stark, o novo off-road com sangue verde e amarelo.

Fabricado no município catarinense de Joinville, o Stark recebe a alcunha de jipe mais leve da sua categoria. Com boa acessibilidade dos instrumentos, o veículo é simples no que propõe, mas bem eficiente nesta meta.


Todo o design do veículo foi concebido no Brasil por profissionais que conhecem a realidade dos nossos terrenos off-road, inclusive em alguns trechos urbanos. Como resultado, podemos conferir um carro robusto para o terreno brasileiro, mas com um estilo ímpar traduzido nas suas curvas suaves e aprazíveis.

Fernando A. De Gennaro

O painel é simples, mas acessível

Se tem uma coisa neste veículo que não foi desenvolvida em solo nacional é o motor Fiat 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico, que emprega até 127 cavalos de potência. Não é nacional, mas é adotado, fabricado no sítio da montadora em Sete Lagoas, Minas Gerais.

Cerca de 90% das peças do veículo são produzidas pela Fiat, o que facilitará ao consumidor nos quesito manutenção e reposição de peças, devido à grande oferta existente no mercado.

A novela do lançamento
Já se envolveu muito dinheiro público e de investidores privados neste projeto, e o lançamento do veículo está atrasado em mais de 5 anos. Espera-se nos bastidores que o primeiro lote de 25 unidades seja entregue ainda neste mês de Agosto, adquiridos a um preço de mercado que varia entre 88 e 92 mil reais.

O novo jipe brasileiro sairá de fábrica com direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos com luzes de direção integradas, volante com regulagem de altura e farol de neblina. Dentre os opcionais serão oferecidos GPS, guincho, snorkel, faróis auxiliares e cinto de segurança de cinco pontos, de competição.

Tendo como concorrente direto o Troller T4, que custa a partir de 80 mil reais e já tem uma rede de atendimento mais bem desenvolvida no país, principalmente após a compra da marca pela estadunidense Ford, só o tempo será capaz de dizer se este será um case de sucesso, ou mais uma utopia do esforçado empresariado brasileiro.

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