quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OCUPAÇÃO DOS MORROS DO RIO PELO BOP

Operação marca o início da instalação da UPP no Morro do Turano
iG Rio de Janeiro | 10/08/2010 08:40 - Atualizada às 16:42
Mudar o tamanho da letra: A+ A-


Policiais ocupam morro no Rio para instalar UPP
Cerca de 260 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ocupam desde a madrugada desta terça-feira o Morro do Turano, no Rio Comprido, zona norte do Rio de Janeiro. A operação marca o início da instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade, a 12ª do Estado do Rio.
De acordo com o Bope, os policiais chegaram à favela por volta das 5h. Houve um rápido confronto entre agentes e traficantes, mas ninguém ficou ferido. A ação conta com o apoio de um veículo blindado e de soldados do Batalhão de Choque, do 6º BPM (Tijuca) e do 1º BPM (Estácio).Até o momento, dois carros roubados foram recuperados. Os veículos estavam abandonados na rua Aureliano Portugal. Não há registro de presos ou de apreensão de drogas.
Bandidos roubam carro de equipe de TV
Segundo a Polícia Militar, a UPP do Morro do Turano deverá contar com mais de 170 agentes. A comunidade está localizada na área conhecida como Grande Tijuca, cuja ocupação total faz parte dos planos da Secretaria Estadual de
Homens do Bope ocupam o Morro do Turano, na zona norte do Rio de Janeiro
Segurança. Até agora, já foram instaladas UPPs nos Morros do Borel, Formiga e Andaraí. A unidade pacificadora no Morro do Salgueiro, já ocupado, está a caminho. Com a UPP no Turano, a polícia fecha o cinturão de segurança na região.
O Rio já possui UPPs nas favelas do Morro Dona Marta, em Botafogo, do Pavão-Pavãozinho / Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, do Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, e da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na zona sul. Na zona oeste, há UPPs nas comunidades do Jardim Batan, em Realengo, e da Cidade de Deus, em Jacarepaguá. No centro da capital fluminense, o Morro da Providência também ganhou uma UPP.
Futuro
Cerca de 260 policiais militares fazem parte da ação para ocupar o Turano
Considerado como um quartel do tráfico de drogas, o Complexo do Alemão deve receber uma UPP até 2014, ano da Copa do Mundo, segundo projeções do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame.

O Complexo da Maré é uma área da cidade que também deverá receber uma ocupação constante da PM. Localizada próxima às linhas Vermelha e Amarela, à Avenida Brasil e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, a comunidade irá sediar a nova sede do Bope – a partir de julho de 2011.

As incursões nas favelas da Maré, segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes, serão graduais. Ele disse que já há um projeto do governo de implantação de UPPs no complexo, que tem 17 comunidades. A presença do Bope na região, segundo o oficial, vai acelerar esse processo.
upp • polícia pacificador • pm • bope • morro do turano •

Nenhum comentário:

Postar um comentário