segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CENSO 2010 INICIOU NESTE ULTIMO DOMINGO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmou na segunda-feira, dia 26, que as primeiras informações do Censo 2010 serão divulgadas em 27 de novembro deste ano. Primeiramente, deverão ser anunciados dados relativos à quantidade da população brasileira. A partir de amanhã, dia 1º, cerca de 58 milhões de domicílios em todo o país devem começar a receber a visita dos recenseadores. Prevê-se que já em dezembro se tenham os dados referentes ao sexo, número de homens e mulheres, além da situação domiciliar - quantos moram em áreas urbanas e rurais. O restante dos dados será repassado a partir de 2011.

O número da população será enviado para o TCU (Tribunal de Contas da União), que calculará o repasse de recursos para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), já que a distribuição deste benefício é feita de acordo com o número de habitantes de cada município. O chefe da agência do IBGE em São Miguel do Oeste, Clacir Virmes, informa que cada recenseador será responsável por um “setor censitário”. De acordo com Virmes “essa é uma pequena parte do município, tanto da área rural quanto urbana” que será percorrida pelo recenseador para que seja feita a entrevista.
Se eventualmente não se apresentarem pessoas no estabelecimento no momento da abordagem, o recenseador registrará o estabelecimento como “fechado”. “Nesse caso, será feita uma nova visita, em outra data, para que ninguém fique fora”, diz Virmes. Mesmo depois de inúmeras visitas, se o morador não for localizado, o chefe da agência do IBGE em SMOeste explica que o IBGE deverá atribuir o número da população do município baseado na média que foi conseguida no “setor censitário”, segundo ele, desse modo não haverá perda no quantitativo das pessoas recenseadas.
Esta edição do censo inclui perguntas sobre cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, disponibilidade de luz elétrica, tempo de deslocamento para o local de trabalho, disponibilidade de internet e telefones celulares. Para traçar um retrato da população brasileira, a pesquisa inclui questões sobre condições habitacionais e socioeconômicas, como raça, religião, trabalho e renda, deficiência e fecundidade.
Os dados devem servir de base para o planejamento público e privado para os próximos 10 anos.
Uma das novidades do censo deste ano, conforme Virmes, é o sistema totalmente informatizado, o que deverá agilizar os trabalhos. Para identificar a equipe que trabalhará neste censo, o IBGE informa que, além do colete e boné do Censo 2010, do aparelho de coleta de dados PDA (Personal Digital Assistant, literalmente assistente numérico pessoal) e do documento de identidade, um número de telefone gratuito estará disponível à população para conferir se a pessoa é mesmo um recenseador do IBGE. O número é o 0800

Um comentário:

  1. No brasil é diferente , quando queremos ajustar os eixos vc fica impossibilitado pela desordem e falta de organização.
    Soube que está tendo liberação de bones e jaquetas do censo 2010 para pessoas da comunidade atraves dos analistas temporarios em parada de lucas e fui avisar o IBGE para analisar o caso e fui informado que tinha que ir pessoalmente para falar com a supervisão , então é melhor deixa pra le afinal tenho familia.. inclusive foi liberado pen drives para os analistas pela chefe de la (vi.)e dado passagens para viagens destes funcionarios provisorios para curtir (entre aspas ferias) que vão ser marcadas depois , como se fosse um brinde)

    espero que alguem ao ler isto tome providencia e analise o fato ...e se quiser coloque um detinatarios que mando as provas

    ResponderExcluir