quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Brasil retratado como potencia econômica em livros alemães

O recém-lançado “A Potência Econômica Brasil: O Gigante Verde Acordado” é de autoria do jornalista e economista alemão Alexander Busch

O País ter sido visto até pouco tempo com um papel secundário na economia mundial é um grande erro. Nunca subestimamos tanto um país como o Brasil. Consideramos a China e a Índia nações centrais na revolução global da economia internacional. Entretanto, o Brasil, a 9ª economia do mundo, está saltando para a posição de potência mundial. A partir dessa constatação, o jornalista, economista e cientista político alemão, Alexander Busch, faz uma aprofundada análise da situação político-econômica atual do País, enxergando-a não mais como a nação do futuro, mas sim do momento.
Segundo o autor, o Brasil tem grandes chances de sair fortalecido da crise econômica internacional, já que dispõe de trunfos considerados importantes atualmente. Possui um vasto e aquecido mercado interno com bancos e empresas privadas, estatais e internacionais. “Ali existe uma saudável combinação de prestadores de serviço e indústrias, desde pequenas empresas até multinacionais, com seus próprios centros de pesquisa, seus produtos e suas próprias marcas. Suas matérias-primas e seu enorme potencial agropecuário mundo afora fazem do País um dos fornecedores líderes do mercado mundial”, destaca Busch posicionando-o como exportador de energia, com o etanol e os biocombustíveis.
Inclusive no meio político, o Brasil ganha relevância. Existe o consenso de que sua participação no G-20, nas discussões sobre comércio internacional e nos temas ligados ao clima, é imprescindível. “Sem os brasileiros, muitos temas que envolvem a humanidade não seriam possíveis”, enfatiza o jornalista.
Formado em Economia e Ciências Políticas em Colônia (Alemanha) e em Buenos Aires (Argentina), Alexander Busch escreve reportagens sobre o Brasil há 16 anos, é correspondente da revista econômica alemã Wirtschaftswoche, do jornal alemão Handelsblatt e do suíço Finanz und Wirtschaft.
Publicado pela editora Carl Hanser, o livro tem 272 páginas, é escrito no idioma alemão com o título “Wirtschaftsmacht Brasilien – der grüne Riese erwacht“ e pode ser adquirido pelo site http://www.hanser.de/. (SL) postado por Rene

Nenhum comentário:

Postar um comentário