sexta-feira, 28 de maio de 2010

O inverno e a estrada

Estes conselhos são recordados a cada ano, mas parece que chegado o Inverno, todos se esquecem do que devem fazer em termos de condução para os meses que se seguem. Todos reconhecem que basta uns pingos de chuva para os acidentes se multiplicarem. Beneficiados por um Verão anormalmente longo, temos a tendência para esquecer alguns conselhos úteis que se deveria colocar em prática no Inverno. Não só em termos de condução. Se queremos que a sinistralidade automóvel diminua, temos de meter na cabeça que a condução em piso húmido ou molhado é diferente e que o veículo tem de passar por alguns cuidados para suportar o tempo mais frio e húmido. Cuidados na condução O primeiro conselho – e o mais óbvio – é adaptar a velocidade às condições do piso. Não seja herói e esqueça lá essa ideia de que é muito rápido na chuva. Quanto mais escorregadio é o piso, menos capacidade de reacção tem e menos tempo resta para manobras de emergência. Se reduzir a velocidade terá mais tempo para responder à dificuldade e, quem sabe, evitar um acidente de consequências graves. Tenha em atenção as características do seu carro (se é um tracção dianteira, traseira ou 4x4) e como está o piso e modere a sua velocidade. Outro conselho óbvio e que deve estar sempre presente em qualquer circunstância, é a antecipação de situações de perigo. Estudos mostram que uma reacção um segundo mais rápida poderia evitar 80 por cento dos acidentes. Como se ganha esse milagroso segundo? Olhando mais longe que o habitual, antecipando eventuais acidentes e identificando problemas antes que façamos parte deles. A técnica de travagem é, igualmente, diferente. Num piso muito molhado, trave enquanto o carro está direito, solte o travão antes de entrar na curva e aproveite toda a aderência possível para curvar, evitando acelerar a fundo até ter as rodas direitas. Esta técnica permite-lhe ser o mais eficaz possível numa curva com piso molhado. Não acredite que o ABS faz milagres, pois isso não é verdade. Se precisar de travar de emergência, faça-o com toda a força que tiver para que o sistema funcione de forma devida. A maioria dos condutores não sabe utilizar o ABS, sendo muitas vezes surpreendido. Nunca exagere na velocidade com que entra numa curva, pois mesmo com o ABS e o ESP, as leis da física são imutáveis e pode acabar fora de estrada. Convirá, também, manter-se fresco durante o percurso que realizar. A ideia de que “lá fora está frio, vamos aquecer o interior” é errada. Poderá manter as janelas fechadas, mas evite temperaturas demasiado altas no interior (que só promovem a sonolência e o alargar dos espaços de reacção) e evite conduzir com casacos muito grossos, pois estes prejudicam a condução. Quando conduzimos em tempo adverso – chuva e nevoeiro, neve e gelo – devemos ter em atenção a seguinte máxima: “limpa vidros ligados, luzes ligadas”. Ou seja, mesmo durante o dia, mantenha os médios acessos (os faróis de nevoeiro só se devem ligar em situações de nevoeiro!) e cumpra outra máxima importante, “ver e ser visto”! Não seja demasiado agressivo nas suas reacções, pois em pisos escorregadios isso pode levar ao acidente. Seja calmo e evite mudanças bruscas de direcção ou golpes no volante. Evite o pânico e conduza sempre em antecipação. E não se esqueçam nunca: Usem cinto de segurança! texto extraido de tuningshop postado por Rene

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