Em Defesa do Meio Ambiente No Combate a Corrupçao Pública Músicas que o mundo curte informações- Bem vindos Gladiators of World All Together in Defense of Life Environmental Defense public in fighting corruption this blog is a salad but adding to those who believe in a better world
domingo, 23 de janeiro de 2011
Cidade Abandonada
Em muitos recantos de nosso país escondidos em seus
castelos e palanques bondosos homens públicos
que fazem o melhor de si para nosso sofrido povo
festas, jogos circos ....PREFEITINHOS CUIDEM DE SUAS
CIDADES ALÒ FORTALEZA......ALO RECIFE.....ALO SALVADOR...
ALO BRASIL.....
ALO BRASIL.....
sábado, 22 de janeiro de 2011
Originais Do Samba - Se Gritar Pega Ladrão
UMA HOMENAGEM PARA ALGUNS POLITICOS BRASILEIROS UM DIA COM CERTEZA CADEIA PARA ELES........!
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Tarso Genro diz que governador tem direito a pensão vitalícia
É DIFICIL ACREDITAR MÁS É A VERDADE
EM UM PAÍS DA AMÉRICA DO SUL CHAMADO BRASIL
SOMENTE É NECESSÁRIO SE ELEGER UMA VEZ GOVERNADOR E JÁ SE TEM DIREITO A APOSENTADORIA VITALICIA ;ISTO OCORRE EM 9 ESTADOS; SEM CONTAR TAMBEM COM EX-DEPUTADOS ELEITOS UMA OU DUAS VEZES MANTEREM ESTE PRIVILÉGIO ASQUEROSO COM A MAIORIA DE NOSSO POVO
Em meio à polêmica das aposentadorias para ex-governadores, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse nesta sexta que pretende enviar um projeto à Assembléia Legislativa criando um teto para o benefício. O petista se diz favorável à pensão, mas vê problema nos altos valores. Para ele, os ex-governadores têm direito de viver em um “estatuto de classe média”, para que não dependam de ajuda de outras pessoas depois de deixarem o cargo.“Não compartilho da visão de que a pensão em si mesma seja um erro. O que podem estar errados são os valores, assim como estão errados os valores dos tetos do serviço público, que são extremamente elevados em relação à base”, explicou.
Genro indicou apenas que o projeto deve ficar pronto “em breve”. Segundo o governador, a ideia é estabelecer um teto para o benefício, que seria complementado caso o ex-governador não receba o valor por meio de outras fontes, como fundos privados ou aposentadorias públicas.
“Aquele governador que sair do governo e tiver um rendimento que lhe dê um estatuto de classe média não precisa receber. Isso pode ser resolvido verificando um teto e dizer que o Estado complementará até este teto o valor recebido de folhas do Estado e de fundos privados, porque rendimento é rendimento”, afirmou o governador gaúcho, durante coletiva ao lado do vice-presidente Michel Temer nesta sexta, no Palácio Piratini.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pretende questionar, no Supremo Tribunal Federal, a constitucionalidade das leis de pelo menos nove Estados que concedem pensões a ex-governadores, já que a Carta de 1988 eliminou o benefício aos ex-presidentes. No Rio Grande do Sul, oito ex-governadores recebem cerca de R$ 24,1 mil por mês. Yeda Crusius (PSDB), que deixou o cargo há três semanas, já fez sua solicitação.
EM UM PAÍS DA AMÉRICA DO SUL CHAMADO BRASIL
SOMENTE É NECESSÁRIO SE ELEGER UMA VEZ GOVERNADOR E JÁ SE TEM DIREITO A APOSENTADORIA VITALICIA ;ISTO OCORRE EM 9 ESTADOS; SEM CONTAR TAMBEM COM EX-DEPUTADOS ELEITOS UMA OU DUAS VEZES MANTEREM ESTE PRIVILÉGIO ASQUEROSO COM A MAIORIA DE NOSSO POVO
Em meio à polêmica das aposentadorias para ex-governadores, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse nesta sexta que pretende enviar um projeto à Assembléia Legislativa criando um teto para o benefício. O petista se diz favorável à pensão, mas vê problema nos altos valores. Para ele, os ex-governadores têm direito de viver em um “estatuto de classe média”, para que não dependam de ajuda de outras pessoas depois de deixarem o cargo.“Não compartilho da visão de que a pensão em si mesma seja um erro. O que podem estar errados são os valores, assim como estão errados os valores dos tetos do serviço público, que são extremamente elevados em relação à base”, explicou.
Genro indicou apenas que o projeto deve ficar pronto “em breve”. Segundo o governador, a ideia é estabelecer um teto para o benefício, que seria complementado caso o ex-governador não receba o valor por meio de outras fontes, como fundos privados ou aposentadorias públicas.
“Aquele governador que sair do governo e tiver um rendimento que lhe dê um estatuto de classe média não precisa receber. Isso pode ser resolvido verificando um teto e dizer que o Estado complementará até este teto o valor recebido de folhas do Estado e de fundos privados, porque rendimento é rendimento”, afirmou o governador gaúcho, durante coletiva ao lado do vice-presidente Michel Temer nesta sexta, no Palácio Piratini.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pretende questionar, no Supremo Tribunal Federal, a constitucionalidade das leis de pelo menos nove Estados que concedem pensões a ex-governadores, já que a Carta de 1988 eliminou o benefício aos ex-presidentes. No Rio Grande do Sul, oito ex-governadores recebem cerca de R$ 24,1 mil por mês. Yeda Crusius (PSDB), que deixou o cargo há três semanas, já fez sua solicitação.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Transposição do Rio São Francisco
Antônio Conselheiro, líder religioso da pobre e extinta
comunidade de Canudos, dizia que um dia o sertão ia alagar e virar mar.
O imaginário popular do nordeste brasileiro está povoado de imagens do
dilúvio providencial nas terras do sertão. Não é para menos - a seca, periódica
e histórica, assola as terras do árido e semi-árido nordestino, causando prejuízos para alguns e chegando a ameaçar a sobrevivência de outros. O rio São Francisco, ou Velho Chico, como o chamam os que dependem de suas águas, também sofre com a seca em partes da sua bacia.
![]() Agência Brasil/Fábio Pozzebom |
A transposição do rio São Francisco, ou seja, a mudança do fluxo
de parte do seu leito para áreas onde a seca é mais intensa,
foi a saída escolhida pelo governo federal para eliminar parte do problema
da seca. O projeto, no entanto, é polêmico. Apesar de já iniciada
, a transposição vem sendo questionada por vários setores da sociedade,
de organizações civis a cientistas. Em 19 de dezembro de 2007,
o Supremo Tribunal Federal negou o pedido da Procuradoria da República
de paralisação das obras. O argumento do procurador Antonio Fernando Souza
era que o governo não cumpre os requisitos para realização da obra, seis dos nove
ministros discordaram dos argumentos. No mesmo dia, acabou a segunda greve de
fome do bispo de Barra, Luiz Flávio Cappio, que reivindicava o encerramento das obras.
Nas próximas páginas, conheça o projeto da transposição e os argumentos
Nas próximas páginas, conheça o projeto da transposição e os argumentos
dos que protestam e dos que defendem o projeto, a história da seca no Nordeste
e as tentativas de soluções para os problemas.






terça-feira, 18 de janeiro de 2011
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
A PIOR CATASTROFE DO BRASIL
VIDEO MOSTRA RESGATE DE UMA MULHER
Número de mortos sobe para 655 na região serrana do Rio
RIO - Subiu para 655 o número de mortos na tragédia
provocada pelas chuvas e por avalanches de terra na região
serrana do Rio de Janeiro na semana passada.
De acordo com o balanço parcial da Secretaria de Estado de
Saúde e Defesa Civil, com base em dados do Corpo de
Bombeiros e da Defesa Civil estadual, Nova Friburgo
continua com o maior número de mortos: 302, dez a mais
que o total apresentado no boletim divulgado pela manhã.
O município de Teresópolis tem o segundo maior número de
mortes: 276. Petrópolis tem 58 e Sumidouro, 19.
O número de desabrigados e desalojados (aqueles que
tiveram que deixar as casas, mas poderão retornar quando
os riscos diminuírem) continua inalterado em relação ao
boletim da manhã de hoje. Há 1.970 desabrigados e 3.220
desalojados em Nova Friburgo; 1.280 desabrigados e 960
desalojados em Teresópolis; e 2.800 desabrigados e 3.600
desalojados em Petrópolis.
Bispo recusa comenda.
Bispo recusa comenda e impõe constrangimento ao Senado Federal.
Bispo recusa comenda e impõe constrangimento ao Senado Federal.
Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, dom Manuel Edmilson Cruz impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem.
Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE).
Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem em protesto ao reajuste de 61,8% concedidos pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”.
O público aplaudiu a decisão.
O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares.
E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”.

Parabens Dom Manuel!!!!


domingo, 16 de janeiro de 2011
Berlusconi: «Mai pagato le donne Dopo Veronica ho una relazione stabile» Ancora incerta la sua presenza di fronte ai Pm. C'è anche l'ipotesi che venga eccepito un legittimo impedimento
MILANO - Silvio Berlusconi ha rotto gli indugi ed è ritornato di nuovo in video con un messaggio ai Promotori della libertà, registrato e trasmesso per intero prima a Studio Aperto e poi sul Tg4, per ribadire «di aver aiutato tutti, mai in cambio di qualcosa se non dell'amicizia e dell'affetto. È assurdo solo pensare che io abbia pagato per avere rapporti con una donna. È una cosa che considererei degradante per la mia dignità». «NON È UN PAESE LIBERO» - «Non si può andare avanti così - ha proseguito il premier -. Non è un Paese libero quando alcuni magistrati conducono battaglie politiche contro chi ha cariche pubbliche». Poi attacca «una casta di privilegiati» che, a suo dire, «può commettere ogni abuso». Il capo del governo si riferisce al "caso Ruby". «Occorre fare immediatamente le riforme, tra cui quella della giustizia», insiste. «È inaccettabile - aggiunge - che si facciano perquisizione a persone nelle loro case alle 7 di mattina. Non si possono trattare persone alla stregua di malfattori, impiegando più di cento uomini, un impiego di forze che - osserva il Cavaliere - è degno di una retata contro la mafia» dice il presidente del Consiglio che ha anche aggiunto di avere un rapporto stabile con una donna dopo aver terminato il matrimonio con Veronica Lario.
«NUOVA RELAZIONE» - «Da quando mi sono separato, ma non avrei mai voluto dirlo per non esporla mediaticamente, ho avuto uno stabile rapporto di affetto con una persona - rivela Berlusconi . Questa stessa persona che ovviamente era assai spesso con me, anche - sottolinea - in quelle serate e che certo non avrebbe consentito che accadessero a cena, o nei dopo cena, quegli assurdi fatti che certi giornali hanno ipotizzato».
«GLI AMICI FEDE, MORA E MINETTI» - «Emilio Fede - spiega il premier - è un amico carissimo da sempre. Lele Mora lo conosco da molti anni per il suo eccellente lavoro a Mediaset. L'ho aiutato in un momento di grande difficoltà economica e di salute e sono orgoglioso di averlo fatto. So che , quando potrà , mi restituirá quanto gli ho prestato». Nicole Minetti, prosegue il presidente del Consiglio, «è una giovane donna brava e preparata che sta pagando ingiustamente il suo volersi impegnare in politica».
«INACCETTABILE SCHEDATURA DEI MIEI OSPITI» - «Alcuni noti pm della Procura di Milano - ha proseguito Berlusconi nel videomessaggio - hanno effettuato una gravissima intromissione nella mia vita privata, effettuando un'inaccettabile schedatura dei miei ospiti nella casa di Arcore, con l'individuazione di tutti i loro numeri telefonici, hanno messo sotto controllo per diversi mesi i loro telefoni, hanno adottato un atteggiamento discriminatorio e umiliante nei confronti di persone che non hanno alcuna responsabilità se non quella di essere state mie ospiti e di portarmi amicizia e affetto», sottolinea Berlusconi.
MILANO - Silvio Berlusconi ha rotto gli indugi ed è ritornato di nuovo in video con un messaggio ai Promotori della libertà, registrato e trasmesso per intero prima a Studio Aperto e poi sul Tg4, per ribadire «di aver aiutato tutti, mai in cambio di qualcosa se non dell'amicizia e dell'affetto. È assurdo solo pensare che io abbia pagato per avere rapporti con una donna. È una cosa che considererei degradante per la mia dignità».
DUBBI SULLA PRESENZA DAI PM - «Leggiamo su alcune agenzie di stampa illazioni prive di ogni fondamento. Nessuna decisione è stata ancora presa in merito all'invito a comparire rivolto al presidente del Consiglio». È quanto scrivono in una nota Piero Longo e Niccolò Ghedini, legali del premier. In precedenza l'Ansa aveva diffuso la notizia che Silvio Berlusconi non sarebbe presentato davanti ai pm di Milano che gli hanno recapitato un invito a comparire per il prossimo fine settimana accusandolo di concussione e prostituzione minorile per il caso Ruby. Per l'Ansa sarebbe questo l'orientamento che sta maturando tra i legali del premier dopo l'incontro ad Arcore di sabato pomeriggio con il premier anche se venerdì scorso in un altro audiomessaggio ai promotori della libertà Berlusconi aveva dichiarato: «Non vedo l'ora di difendermi in tribunale da accuse tanto assurde».
L'IPOTESI - Anche se la versione ufficiale di domenica mattina era ancora «non abbiamo deciso», non è escluso, questa una delle ipotesi al vaglio della difesa, sempre secondo l'agenzia, che venga eccepito un legittimo impedimento per il 21, il 22 e il 23 gennaio, le date indicate nella convocazione dei magistrati. In questo modo, pare di capire, si guadagnerebbe il tempo necessario per mettere a punto la strategia processuale: il fascicolo, è la tesi dei legali del presidente del Consiglio, in primo luogo avrebbe dovuto essere trasmesso subito, o comunque entro 15 giorni dopo la sua iscrizione nel registro degli indagati al Tribunale dei ministri, senza nemmeno effettuare alcuna attività di indagine come invece è stato fatto con le perquisizioni di venerdì. I legali del premier, dunque, continuano a ritenere che la competenza per i fatti oggetto delle contestazioni non sia della Procura di Milano.
Redazione online
«GLI AMICI FEDE, MORA E MINETTI» - «Emilio Fede - spiega il premier - è un amico carissimo da sempre. Lele Mora lo conosco da molti anni per il suo eccellente lavoro a Mediaset. L'ho aiutato in un momento di grande difficoltà economica e di salute e sono orgoglioso di averlo fatto. So che , quando potrà , mi restituirá quanto gli ho prestato». Nicole Minetti, prosegue il presidente del Consiglio, «è una giovane donna brava e preparata che sta pagando ingiustamente il suo volersi impegnare in politica».
«INACCETTABILE SCHEDATURA DEI MIEI OSPITI» - «Alcuni noti pm della Procura di Milano - ha proseguito Berlusconi nel videomessaggio - hanno effettuato una gravissima intromissione nella mia vita privata, effettuando un'inaccettabile schedatura dei miei ospiti nella casa di Arcore, con l'individuazione di tutti i loro numeri telefonici, hanno messo sotto controllo per diversi mesi i loro telefoni, hanno adottato un atteggiamento discriminatorio e umiliante nei confronti di persone che non hanno alcuna responsabilità se non quella di essere state mie ospiti e di portarmi amicizia e affetto», sottolinea Berlusconi.
| Gli avvocati Niccolò Ghedini e Piero Longo (Ansa) |
DUBBI SULLA PRESENZA DAI PM - «Leggiamo su alcune agenzie di stampa illazioni prive di ogni fondamento. Nessuna decisione è stata ancora presa in merito all'invito a comparire rivolto al presidente del Consiglio». È quanto scrivono in una nota Piero Longo e Niccolò Ghedini, legali del premier. In precedenza l'Ansa aveva diffuso la notizia che Silvio Berlusconi non sarebbe presentato davanti ai pm di Milano che gli hanno recapitato un invito a comparire per il prossimo fine settimana accusandolo di concussione e prostituzione minorile per il caso Ruby. Per l'Ansa sarebbe questo l'orientamento che sta maturando tra i legali del premier dopo l'incontro ad Arcore di sabato pomeriggio con il premier anche se venerdì scorso in un altro audiomessaggio ai promotori della libertà Berlusconi aveva dichiarato: «Non vedo l'ora di difendermi in tribunale da accuse tanto assurde».
Redazione online
sábado, 15 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Tragédia no Estado do RIo de Janeiro Brasil
Cresce o número de mortos em decorrência das chuvas na Região Serrana do Rio durante o terceiro dia de buscas
G1 E GLOBO ONLINE
Subiu para 527 o número de mortes confirmadas devido as chuvas na Região Serrana. Durante a madrugada desta sexta-feira, o trabalho de buscas continuou apenas em Nova Friburgo. De acordo com a Defesa Civil da cidade, o número de óbitos, até o início da manhã, era de 246.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
CHUVAS NO BRASIL CAUSAM DESTRUIÇÃO E MORTES ,,,,,,,,,,,,,,,,,
Já chega a 450 pessoas mortas e aproximadamente 720.000 pessoas afetadas com as chuvas
As regiões Sul e Sudeste são as que, historicamente, mais sofrem com a temporada de chuvas no país. Entre dezembro de 2010 e os sete primeiros dias de 2011, as duas regiões contabilizaram mais de 720 mil pessoas afetadas pelos temporais: cerca de 620 mil no Sudeste e 100 mil no Sul, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Em dezembro de 2009, o total de pessoas afetadas era menor: 291.462, mas o número de mortes era bem maior. No último mês daquele ano, as duas regiões contabilizaram 61 mortes, sendo uma no Sul e 60 no Sudeste. Até esta sexta-feira (7), Sul e Sudeste juntas tinham 33 óbitos, sendo cinco no Espírito Santo, 16 em Minas Gerais, 11 em São Paulo (o relatório da Defesa Civil de SP contabilizava apenas nove mortes até o final da manhã desta sexta), e somente um na região Sul, em Santa Catarina.
No Rio de Janeiro, três pessoas morreram em Petrópolis (região serrana) após deslizamento de terra. Entretanto, a Defesa Civil do Estado não contabiliza essas mortes.
A explicação para a diminuição desses números está no menor volume de chuvas em grande parte das cidades dessas regiões e também no trabalho de prevenção da Defesa Civil, que foi reforçado desde as fortes chuvas do ano passado. No Rio de Janeiro, em dezembro passado, a Defesa Civil disponibilizou 2.000 agentes para coordenar as primeiras ações em áreas de alagamento, deslizamento de encosta e risco de desabamento de 79 comunidades.
Segundo Humberto Viana, assessor especial do novo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, o monitoramento está sendo feito em todos os Estados, e as ações preventivas foram intensificadas.
Chuvas
Apesar de o volume de chuvas desta temporada nas regiões Sul e Sudeste ser menor do que o da anterior, os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, especificamente, estão sendo mais castigados agora.
Segundo o meteorologista da Coordenação Geral de Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de Brasília, Mozar de Araújo Salvador, em dezembro passado, o volume de chuvas no Espírito Santo alcançou a marca de 208,4 mm. No mesmo período de 2009, o volume foi de 143,6 mm.
Em Minas, ainda segundo o Inmet, choveu 293,2 mm em dezembro de 2010 . Na mesma época de 2009, o volume também foi menor: 143,6mm. Dezesseis pessoas já morreram no Estado e 59 cidades decretaram situação de emergência.
Mozar explicou que janeiro ainda está no começo e a previsão para os próximos dias é de que a chuva continue intensa.
- No bimestre dezembro-janeiro passado, as chuvas ficaram bem acima da média histórica em grande parte das regiões Sul e Sudeste e, para os próximos dias, a tendência é que mais uma vez os acumulados fiquem acima da média em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.
O meteorologista diz que, neste ano, as regiões estão sob o efeito do fenômeno La Ninã.
- Em janeiro de 2010, o volume de chuvas ficou acima da média nos três Estados, mas, neste ano, a região tem sido afetada pelo fenômeno La Niña, que tende a provocar uma redução na precipitação. Os prognósticos climáticos indicam que esse comportamento deve persistir. Ou seja, as chuvas para a região devem se concentrar mais no interior de Santa Catarina e no Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul deve ficar com chuvas na sua faixa normal ou abaixo.
Em São Paulo, o volume de chuvas de dezembro de 2010 e 2009 foi parecido: 343,1 mm e 363,7 mm, respectivamente.
No Paraná, choveu mais em dezembro de 2010: 322,1 mm contra 171,7 mm. Já em Porto Alegre, a queda no volume das chuvas foi grande. De 143,8 mm, em dezembro de 2009, para 90,7 mm no mesmo período do ano passado.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
A VOLTA DO PREFEITO CASSADO.....
Logo após receber do Tribunal de Justiça do Ceará, na manhã de ontem, liminar determinando seu retorno à Prefeitura de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT) chegou à sede do O POVO, em Fortaleza, com semblante de alívio e indignação.
Nas mãos, trazia o documento judicial, na tentativa de rebater as denúncias de superfaturamento em 18 licitações da Secretaria da Educação de sua gestão. E fez também denúncias contra o presidente da Câmara do Município, José de Amélia Júnior (PSL), que assumiu o Executivo após o impeachment de Santana e o afastamento do vice, Roberto Celestino (PSB).
O petista diz ter denunciado Júnior ao Ministério Público em julho de 2010, por suposto desvio de R$ 1,2 milhões da Câmara. Em reação, o presidente do Legislativo teria colocado os vereadores contra Santana. Como consequência, na segunda-feira, 12 dos 14 vereadores votaram para retirar o prefeito e o vice dos cargos.
O POVO - O que representa sua cassação politicamente?
Manoel Santana - A cassação foi um golpe político. E o que é pior: se baseia numa série de fatos caluniosos, de inverdades e que não me dizem respeito em absolutamente nada. Fazem alusão a erros praticados por alguns secretários, que, inclusive, já foram afastados, para os quais eu já abri sindicância para apurar se eram verdadeiras algumas irregularidades denunciadas e, até o presente momento, a gente não viu nenhuma comprovação do que eles relatam. Um dos vereadores que votou contra a gente (Professor Antonio, do PCdoB) era o gestor de uma das secretarias, responsável por duas obras na qual eles relatam que houve direcionamento de licitação uma empresa. De um total de 200 obras, eles se referem a 18. Duas dessas eu mesmo cancelei a licitação. No caso, sobram 16, que a inspeção do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) esteve lá e comprovou que as obras foram realizadas. O que é que ocorre na verdade: eu também fiz uma denúncia contra o presidente da Câmara de Vereadores (José de Amélia). Ele é suspeito de desviar R$ 1,2 milhões da Câmara, eu tenho uma documentação farta que apresentei ao conjunto de três promotores e eles estão investigando. Ele, se valendo dessa denúncia, chamou os vereadores e disse que a denúncia que eu fiz iria atingir todos os vereadores. Isso fez com que eles se revoltassem contra mim e agissem dessa forma. Além disso, ele queria algumas vantagens, e eu não concordo com esse tipo de procedimento.
OP - O senhor fala de licitações canceladas e secretários afastados. Reconhece que houve irregularidades?
Santana - O que o TCM fala é que a comissão de licitação deveria ter investigado se os donos das empresas que se candidataram às licitações têm parentesco entre si. Mas a pessoa (funcionário da Secretaria da Educação) não foi verificar se os concorrentes tinham grau de parentesco. Eles (conselheiros do TCM) falam que o superfaturamento não existiu, que todos os preços praticados nas obras eram da tabela da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura do Estado). Então tem uma série de alusões que eles fazem que não correspondem à verdade. Na dúvida, afastei os secretários posteriormente. As denúncias continuaram e outros pediram para sair.
OP - Quem foi afastado?
Santana - O secretário da Educação e o secretário da Infraestrutura foram os mais criticados. Um dos secretários de Educação (Professor Antonio) eu afastei e voltou para a Câmara...
OP - Por quê?
Santana - Porque ele não estava bem na gestão.
OP - Foi pelas denúncias?
Santana - Não. Nessa época, ele ainda não tinha participado das denúncias. Depois ele fez a denúncia contra ele mesmo.
OP - Por que se chegou a essa situação na Câmara? Excetuando o líder do senhor...
Santana - E outro vereador (não identificado, por conta do voto secreto), que votou contra (o impeachment).
OP - Excetuando os dois, todos se opõem ao senhor. Por que tanta dissidência?
Santana - Porque, quando eu fiz a denúncia contra o presidente da Câmara, ele pegou uma parte da denúncia e chamou os vereadores e disse que as denúncias que eu estava fazendo eram contra ele e todos os vereadores. Os vereadores acreditaram nisso e se posicionaram contra mim. O argumento era: “Ou a gente cassa o prefeito, ou ele cassa todos nós”. Ele fez a contratação de R$ 1 milhão em publicidade para justificar desvio de recursos. Ele fez a contratação de uma empresa fantasma de automóvel, que fornecia notas frias, dizendo que era aluguel de automóveis, e muitas outras irregularidades foram comprovadas, inclusive, pelo Ministério Público.
OP - Antes disso, o senhor tinha maioria na Câmara?
Santana - Teve uma maioria tranquila durante algum momento e ele (presidente da Câmara) começa a tecer uma rede de intrigas. Mas há vereadores sérios, inclusive entre os que votaram contra a gente, mas foram manipulados, ludibriados por ele.
OP - O senhor vai processar o vereador José de Amélia?
Santana - Vou entrar com ação civil pública contra ele, para que a Justiça apure as irregularidades que ele praticou à frente da Câmara. Acredito que os vereadores de boa índole, que não compactuaram com isso, devem se manifestar pelo afastamento dele.
OP - O senhor vai se reunir com os vereadores para tentar reverter esse quadro?
Santana - Vou conversar com todos os vereadores que queiram uma relação republicana com o Executivo e trabalhar pelo bem de Juazeiro.
OP - O senhor se sente fragilizado depois desse baque?
Santana - Pelo contrário. Tem uma frase do Nietzsche que diz: “Aquilo que não me mata me fortalece”. Então a gente volta revigorado. Eu já antecipei que não sou e não pretendo ser candidato à reeleição, porque estou muito decepcionado com as pessoas que fazem a política. O Zé de Amélia é uma pessoa que me decepcionou profundamente, porque, em vários momentos, eu confiei nele e ele sempre nos decepciona. Você começa a conhecer as pessoas quando chega numa situação em que as pessoas querem, a todo custo, tomar o seu lugar.
ENTENDA AS DENÚNCIAS CONTRA O PREFEITO
Manoel Santana é acusado de estar envolvido em supostas irregularidades em 18 licitações realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, para a construção e reforma de creches e escolas.
De acordo com o processo administrativo instaurado contra o prefeito na Câmara Municipal, os valores das obras, que receberam recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), estariam superfaturados.
Além disso, pesa contra Manoel Santana a acusação de que as licitações das obras teriam sido direcionadas, já que duas empresas que participavam do processo licitatório e disputavam entre si (ASP Construtora LTDA e Jota Filho) pertenciam ao mesmo empresário.
O processo administrativo também mostra que as denúncias chegaram ao Legislativo municipal por meio do professor Fábio Tavares, que teria apresentado provas das irregularidades. As investigações, no entanto,ainda não foram concluídas.
As denúncias contra o vice-prefeito afastado, Roberto Celestino (PSB), não foram divulgadas com precisão pelos vereadores. De acordo com ele, até ontem, nenhuma notificação da Câmara havia chegado.
ESTAMOS APENAS DESEJANDO QUE TUDO ISTO SEJA DEVIDAMENTE INVESTIGADO A FUNDO ...
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Manoel Santana (PT) prefeito de Juazeiro do Norte, tem mandato cassado
O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), teve mandato cassado pela Camara Municipal nesta última segunda-feira. Dos 14 vereadores, 13 votaram pela cassação. Com o resultado, Juazeiro do Norte está em pé de guerra. A Polícia está tendo muito trabalho para contar partidários petistas do prefeito e setores da população que queriam seu afastamento.
No dia 28 de setembro de 2009, houve início da votação numa sessão especial da Câmara, para saber se cassava ou não o prefeito, de acordo com relatório de uma Comissão Processante. A Justiça mandou interromper a votação quando já haviam votado nove vereadores. Suspensa a sessão, a Camara Municipal ficou aguardando uma nova decisão judicial, apesar de haver instalado uma nova comissão, esta desfeita pela Justiça.
O líder do prefeito na Câmara Municipal, Adauto Araujo, não compareceu à sessão. Neste momento está sendo aguardada a presença do vice-Prefeito José Roberto Celestino para assumir o cargo de Prefeito.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Ordem e progresso. A filosofia da bandeira do Brasil. Por Vitor Luciano Diniz
Quem trouxe e em que sentido foi utilizada essa filosofia na nossa bandeira?
Na Rua Benjamin Constant, número 74, bairro da glória, Rio de Janeiro, está localizado um intrigante Templo, conhecido por todos como Templo da Humanidade, pertencente à Religião da Humanidade, criada a partir dos conceitos Positivistas apresentados por Comte. Ao chegar no edifício, notamos uma interessante rosa-dos-ventos desenhada no chão da área externa. Augusto Comte havia recomendado que esses templos tivessem a frente construída na direção da cidade de Paris, a verdadeira Meca Positivista. Como na época o município não autorizou a construção na posição correta, os positivistas da época colocaram a rosa-dos-ventos para indicar a direção de Paris.
Ao entrar no templo vemos a direita uma pequena biblioteca da filosofia Positiva. Nela 250 livretos antigos escritos de próprio punho estão disponíveis livremente para pesquisas e estudo. Do lado esquerdo há outra sala, com as mesmas dimensões, da qual falaremos por último, mas antes, penetremos mais nesse prédio.
Seguindo nos deparamos com o salão principal, o parlatório. Nota-se uma perfeição na organização de tudo, principalmente das cadeiras. O prédio é bem iluminado pelas amplas janelas expostas no segundo andar. No fundo está o busto de Augusto Comte e logo atrás um quadro com a imagem de Clotilde de Vaux, aos trinta anos de idade, segurando no colo um bebê, representado a personificação da humanidade, passando a idéia de que o passado e o presente vivos estão segurando e cuidando das futuras gerações. Ela aparece novamente em duas telas, recostadas em estantes com livretos para serem distribuídos. Clotilde de Vaux teve um romance com Augusto Comte, sendo considerada a co-fundadora da religião positivista. Como já tinha sido casada, lutou bravamente pelo divorcio e morreu sem conseguir. Ela foi à musa inspiradora de Comte.
Nas paredes laterais há mais bustos com os rostos dos representantes dos campos da atividade humana em diferentes períodos históricos, acima deles, títulos que definem suas representações. No de Bichat, por exemplo, está escrito: A “Siencia” Moderna. Apenas no título a Santificação Feminina, vemos a presença de mais de uma figura. Três mulheres.
Perambulando pelo prédio, encontramos também uma cama que pertenceu a Tiradentes e utensílios pessoais dos fundadores da igreja. De volta à sala que fica ao lado da pequena biblioteca, vemos alguns retratos de positivistas famosos, um deles Toussaint L’Ouverture e um molde em gesso da figura de Clotilde de Vaux. Deparamos-nos também com o desenho original da Bandeira do Brasil, feito por Teixeira Mendes. Encontramos então na origem do desenho da atual bandeira brasileira e o significado e sentido da frase escrita no arco: “Ordem e Progresso”.
A origem e a igreja positiva
Augusto Comte (1798 – 1857) introduziu a idéia do Positivismo no início do século XIX, analisando os preceitos combinados das concepções apresentadas por Bacon, Descartes e das descobertas de Galileu. Além da influência vinda do empirismo apresentado pelo filósofo inglês David Hume (morto em 1776) que propagou a necessidade de procurar entender as coisas do mundo com um olhar científico. Comte considera essa doutrina como filosófica, sociológica e política. Ela se desenvolveu a partir do Iluminismo, nas crises da sociedade industrial, processos estes que influenciaram a Revolução Francesa e tiveram como objetivo a consolidação da ciência nas análises de estudo e das relações sociológicas e políticas.
Miguel Lemos, alienado por tal filosofia, após uma viagem de estudos a Paris, onde se converteu a religião da Humanidade, fundou em 11 de maio de 1881 o Templo da Humanidade, sendo o primeiro edifício no mundo construído para propagação dessa nova religião. O primeiro culto na igreja foi realizado quando Miguel Lemos tinha 26 anos, ao lado de seu amigo e futuro cunhado, o influenciado Raimundo Teixeira Mendes, de mesma idade. Devido as idéias avançadas de interpretação da realidade a partir de fatores científicos, as reuniões foram um verdadeiro “prato cheio” para participação de republicanos e abolicionistas. Miguel Lemos era o Diretor da Igreja e Teixeira Mendes tornou-se seu vice-diretor.
Durante os cultos, fala-se da Trindade Positivista. “Humanidade”, ou “Grande Ser”, entidade coletiva, real e abstrata, formada pelo conjunto de seres humanos convergentes do passado, que contribuíram para o progresso da civilização do futuro e do presente. São 13 grandes tipos humanos, glorificando os nomes mais importantes da religião, literatura, filosofia, ciência e política: Moisés (Teocracia Inicial), Homero (Poesia Antiga), Aristóteles (Filosofia Antiga), Arquimedes (Ciência Antiga), César (Civilização Militar), São Paulo (O Catolicismo), Carlos Magno (Civilização Católico-Feudal), Dante (Poesia Moderna), Gutenberg (Indústria Moderna), Shakespeare (Drama Moderno), Descartes (Filosofia Moderna), Frederico II (Política Moderna) e Bichat (Ciência Moderna), mais Heloísa (representante das "Santas Mulheres" ou "A glorificação feminina"). Lembra dos bustos dentro da igreja citados anteriormente? São esses acima. Todos descritos por Comte como grandes expressões do pensamento humano. Apreciando o Planeta Terra e todos os seus elementos como o “Grande Fetiche” e o “Grande Meio”, referindo-se ao espaço e os astros que compõe o Universo.
Unindo-se a essa trindade, estão as “leis naturais” que os regem e regulam, compondo a “Ordem Universal” constituída pela “Ordem Natural” e pela “Ordem Humana”.
Os dois pregadores do Positivismo
Ao longo da década de 1880, Miguel Lemos e o parceiro Teixeira Mendes, divulgaram o positivismo interpretando a realidade sócio-politica-economica daquela época, apoiando a abolição da escravatura, a proclamação da república, a separação entre a igreja e o estado e as reformas que trariam o proletariado ao meio da sociedade. A primeira grande conquista foi em 1888 com a abolição da escravatura. Um grande troféu, mesmo que de responsabilidade parcial para os lideres e agitadores abolicionistas.
Dentro desse cenário surge um importante Positivista. Benjamin Constant Botelho de Magalhães. Militar que difundia as idéias filosóficas e religiosas do positivismo entre a jovem oficialidade do Exército Brasileiro. Ele foi um dos principais lideres do movimento que destituiu o Gabinete do Visconde de Ouro Preto e proclamou a república no amanhecer do dia 15 de novembro de 1889. Após o evento, Miguel Lemos, Teixeira Mendes e Benjamin Constant se reuniram para discutir a situação do Positivismo no novo regime, apontando outra direção, mas apoiando o que vinha acontecendo.
Em seguida o grupo formado por Teixeira Mendes, por Miguel Lemos e por Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, desenvolveu a bandeira do Brasil, sendo desenhada pelo pintor Décio Vilares, conforme rigorosas indicações. Quatro dias depois, 19 de novembro, coube a Teixeira Mendes apresentar ao provisório governo um projeto de bandeira nacional republicana, apoiado pela ajuda do Ministro da Agricultura, outro positivista infiltrado nas lideranças. A aprovação imediata substituiu a bandeira imperial, mantendo o verde e amarelo, que indicava subliminarmente a permanência da sociedade brasileira, e substituindo o brasão imperial pela esfera armilar, representando o céu do dia 15 de novembro. No centro da bandeira, a frase abreviada de autoria de Augusto Comte, “Ordem e Progresso” foi apresentada. O Amor por princípio e a Ordem por base; Progresso por fim. Como sentido da realização dos ideais republicanos na busca de condições sociais básicas e o avanço do país materialmente, intelectualmente e moralmente.
Decifrando o código da bandeira
A idéia de progresso citado na bandeira, no positivismo surge a partir da análise histórica dos três estados que classificam a o espírito humano. O primeiro vem como o estado Teológico, nas explicações baseadas no sobrenatural, para definir os fenômenos e organizar a sociedade. Em seguida temos o estado Metafísico, que apresenta a abstração das idéias e a explicação regida pela natureza. Logo em seguida, o Positivismo se origina como último estado dessa evolução da humanidade, apresentando os conceitos científicos para explicação dos fenômenos e para organização da sociedade. A realidade passa a ser captada pelas verdades positivas da ciência. Nesse contexto de progresso, vemos também que enquanto as ciências exatas avançam, as sociais ainda estão presas a pensamentos abstratos ou teológicos, e para Comte, as leis científicas deveriam ser aplicadas no social urgentemente. Nasce então a Sociologia. Sua aplicação permitiria aos governantes futuros um alto grau na previsão das decisões a serem tomadas ou consideradas.
Ordem se liga a idéia da reorganização da vida social na qual serão eliminados o anarquismo e a crise, avançando em direção a hegemonia científica, unindo o temporal e o espiritual, num momento em que a fé monoteísta é substituída pela síntese humana. As instituições dessa nova ordem devem ser adequadas ao futuro do predomínio científico. Para tal se deve impor um sistema único de educação apoiado em um código ético. Dentro desse pensamento o governo seria constituído por cientistas amparados nas leis precisas extraídas das ciências naturais e que defenderão, como o recurso da república positivista, as classes humildes.
De acordo com Comte a humanidade avançaria para o progresso dentro da ordem, sem revolução ou bruscas rupturas, longe dos tumultos, numa espécie de evolucionismo conservador. Idéia que representa bem o desejo da burguesia francesa pós-revolucionária, que confiava no sucesso do avanço industrial. Seria “reorganização coletiva sem Deus e sem Rei, sob a preponderância exclusiva do sentimento social, assistido pela razão positiva e da ação”. Havendo assim o encaixe perfeito no surgimento da nova república.
Quando falamos da divisão de trabalho, por exemplo, entramos nisso. Quando Comte mostra que uma sociedade não é forte pelo número de indivíduos, e sim pela cooperação que existe entre eles. Pela divisão inteligente do trabalho, que pode ser perceptível quando a sociedade se condensa como nos grandes centros urbanos e se agita por necessidade, ele mostra que a organização é a base para a evolução, que no caso seria o progresso.
A sociologia versus a religião
Essa ideologia de transformação social foi proposta por Comte através de uma ação política consciente, na qual o movimento deve esclarecer o pensamento das pessoas para que possa surgir o mais rápido possível a Era Científica. Comte reserva a seus seguidores a função de apóstolos, divulgadores de suas idéias, dedicando ao Sacerdócio da humanidade.
Surge então uma seita de discípulos que passaram a cultuá-lo como se fosse um messias dos tempos científicos. Essa idéia contagia Miguel Lemos, e num outro momento Benjamin Constant, que mais tarde propagariam as idéias positivistas no cerne do surgimento da nova república, o Brasil. A vitória de seus ideais pode ser representado na sua forma máxima na expressão da frase positiva no centro da bandeira.
Mais sobre o Positivismo
A imagem é clássica. O macaco lança ao alto um pedaço de osso que se transforma em uma nave espacial. A cena do filme 2001 – uma odisséia no espaço define os estados pelos quais o conhecimento humano passa, fazendo clara alusão ao progresso. O macaco com o osso simboliza o estado teológico, o osso sendo lançado ao céu representa o estado metafísico e ele se transformando em nave espacial o Positivismo. Augusto Comte (1798 – 1857) introduziu a idéia do Positivismo no início do século XIX , analisando os preceitos combinados das concepções apresentadas por Bacon, Descartes e das descobertas de Galileu. Comte considera essa doutrina como filosófica, sociológica e política. Ela se desenvolveu a partir do Iluminismo, nas crises sociais da sociedade industrial, processos estes que influenciaram a Revolução Francesa. Recorreremos agora à história, estudando os estados que antecedem o Positivismo. O primeiro é o teológico – fictício, que apela aos agentes sobrenaturais para justificar os fenômenos universais. Seu auge é atingido com o alcance do monoteísmo. Entrando como uma fase de transição, vem o estado metafísico - abstrato, que é suprido pela imaginação, no sentido de personificar as abstrações e denominando a natureza como fonte exclusiva de todos os fenômenos.
A necessidade de explicar os fatos observados, combinados com leis e lógica, faz surgir o terceiro estado denominado Positivismo, no qual o homem busca descobrir as leis dos fenômenos com o objetivo de comprovar sua teoria. Comte surge afirmando que apenas através desse estudo podem-se chegar às leis do espírito humano. Através da observação e da comprovação atingimos o conhecimento das leis lógicas. Segue então as idéias que se aplicam a natureza positivista:
- Fenômenos sujeitos a leis naturais invariáveis;
- Inexistência da causa (o aqui e agora deve ser levado em consideração, uma vez que o objeto de investigação é um; nós o dividimos com o objetivo de separar as dificuldades para melhor resolvê-las);
- A análise com exatidão das circunstâncias da produção;
- Vinculo com relações de sucessão e similitude.
- Inexistência da causa (o aqui e agora deve ser levado em consideração, uma vez que o objeto de investigação é um; nós o dividimos com o objetivo de separar as dificuldades para melhor resolvê-las);
- A análise com exatidão das circunstâncias da produção;
- Vinculo com relações de sucessão e similitude.
Podemos observar quatro impactos resultados da aplicação dessa filosofia. A primeira manifestação acontece quando, pelas leis precisas, determinadas pela racionalidade, realizamos experiências comprobatórias, que trazem o verdadeiro porque dos fenômenos, trazendo uma opinião definitiva e indubitável.
A segunda ordena a reforma da educação, na qual não haveria mais o espaço para ensinamentos teológicos e metafísicos, que lançam uma real escuridão sobre o pensamento racional e se portam como uma constante ameaça ao ensino das leis comprovadas, principalmente em relação ao teologismo, que ainda hoje trás seus preceitos. O duelo pode ser exemplificado, mostrando a positivismo embutido na teoria de Darwin e seu principal rival, que se auto reformulou, apresentando o suposto Projeto Inteligente, com suas bases enraizadas no teologismo na sua forma mais avançada de monoteísmo.
A terceira reúne e ordena o assunto investigado, que deve ser único, antes dividido para ser mais bem resolvido e compreendido. A união de todas as teorias, com trás o exemplo do estudo iniciado por Albert Einstein em sua teoria da relatividade. Nessa ilustração, expor as causas geradoras dos fenômenos pesquisados dificulta a conclusão, por isso a investigação do único. A quarta propriedade fundamental afirma categoricamente que apenas ela serve de base para a organização social, sugerido o movimento incessante rumo à unidade cientifica.
Nos tempos modernos, notamos que os três estados estão presentes no dia a dia, cada qual com seu impacto na estrutura da sociedade, mas que apenas graças ao terceiro e último estado, temos conseguido alcançar conquistas que nos tornaram uma sociedade melhor, mais saudável e provida de uma tecnologia heróica num primeiro momento. Mas a apresentação das economias nesse contexto, nos trás a idéia da constante crise capitalista, que ora retrocede e ora avança em direção a um futuro misterioso. N
Mais um prefeito preso....
O prefeito de Santa Branca foi detido com drogas em veiculo oficial.
Odair Leal da Rocha Junior,apelidado Peixinho, foi preso em flagrante e acusado de tráfico de drogas, com aproximadamente 30 pinos de cocaina , escondidos embaixo do banco em carro da prefeitura.
Odair Leal da Rocha Júnior tem 45 anos. Antes da carreira política, foi vigia de loja. Ele se elegeu vereador em 2004. Em 2008 teve nova vitória nas urnas, dessa vez para prefeito.
Tráfico de drogas é um crime inafiançável e a pena é de, no mínimo, cinco anos de prisão. O vice Luís Fernando de Sousa Lemes, o "Luís Cebola", deve assumir a prefeitura.
O advogado do prefeito diz que ele foi vítima de uma armação e que a droga teria sido colocada no carro.
Peixinho responde a pelo menos outros quatro inquéritos policiais. Recentemente foi também condenado a pagar multa por irregularidade na alteração de uma lei municipal e a indenizar um morador de Santa Branca por danos morais.
Odair Leal da Rocha Junior,apelidado Peixinho, foi preso em flagrante e acusado de tráfico de drogas, com aproximadamente 30 pinos de cocaina , escondidos embaixo do banco em carro da prefeitura.
Odair Leal da Rocha Júnior tem 45 anos. Antes da carreira política, foi vigia de loja. Ele se elegeu vereador em 2004. Em 2008 teve nova vitória nas urnas, dessa vez para prefeito.
Tráfico de drogas é um crime inafiançável e a pena é de, no mínimo, cinco anos de prisão. O vice Luís Fernando de Sousa Lemes, o "Luís Cebola", deve assumir a prefeitura.
O advogado do prefeito diz que ele foi vítima de uma armação e que a droga teria sido colocada no carro.
Peixinho responde a pelo menos outros quatro inquéritos policiais. Recentemente foi também condenado a pagar multa por irregularidade na alteração de uma lei municipal e a indenizar um morador de Santa Branca por danos morais.
Assinar:
Postagens (Atom)












