quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Coluna Esplanada

O morto eleitor

Não é desinteresse dos eleitores a alta abstenção

nas eleições, mas a suspeita de fraudes e do

contingente de eleitores que morreram

por Leandro Mazzini
Coluna Esplanada

O morto eleitor

Não é desinteresse dos eleitores a alta abstenção nas eleições, mas a suspeita de fraudes e do contingente de eleitores que morreram

por Leandro Mazzini
article image
 
Não é desinteresse dos eleitores a alta abstenção nas eleições, mas a suspeita de fraudes e do contingente de eleitores que morreram, cujos títulos não foram invalidados. O TSE deve reforçar a revisão em todo o país. Um indício forte que sustenta a tese é o cenário de quatro municípios que passaram por recadastramento com identificação biométrica no interior paulista. Em Jundiaí, Itupeva, Nuporanga e Sales Oliveira, a média de abstenção foi abaixo de 8%, contra 20% da capital
Comparativos
O crescimento do número de eleitores que no Brasil foi de aproximadamente 8% em 2012, em relação a 2010, nessas quatro cidades não passou de 2,5%.
Corte
Mesmo assim, Nuporanga e Sales Oliveira perderam, juntas, 480 eleitores de um total de 13.120.
Poder vermelho
Jundiaí (SP), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Barra Mansa (RJ) elegeram prefeitos do PCdoB, que se manteve em Olinda (PE). O partido saiu do pleito com 56 prefeituras.
Óleo na pauta
O governo federal não quer saber nesta semana de votação do projeto que distribui royalties do petróleo para todo o país, promessa do presidente da Câmara, Marco Maia. A ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, não quer conversa, por causa da ressaca pós-eleição e o feriado de sexta que esvaziaram a Casa.
Cada uma..
Acredite. O projeto do novo Código de Processo Civil recebeu emenda que impede a reintegração de posse de propriedade invadida antes de audiência de conciliação entre as partes. Ou seja, primeiro o sujeito invade e depois negocia um lucro na saída.
Reforma DEMista
Apesar da vitória de ACM Neto em Salvador, terminou ontem em clima de velório a reunião da bancada do DEM na Câmara, pelo semblante de quem deixava a liderança. Ficou decidido que o partido reverá metas e discursos.
Redutos
O presidente do PT, Rui Falcão, reuniu-se com os senadores do partido em Brasília para fazer balanço da eleição – e como isso afeta o PT Senado.
Classificados
No bom momento do país, a despeito da crise mundial, está desempregado quem quer. O Comitê organizador dos Jogos de 2016 abriu dezenas de vagas ontem.
Tateando
O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), negou ter recebido convite para compor o secretariado de Fernando Haddad. Interpelado pela coluna, sorriu amarelo, diz que não faz planos mas… também não descarta se for convocado.
Pagot manda
Apesar de demitido pela presidente Dilma do comando do DNIT, Luiz Antonio Pagot só perdeu a vaga, não o mando. Ele tem influência ainda. Francielle Leão, de sua confiança, continua na chefia de gabinete. Entre outros apadrinhados.
Palpite
O ministro do STF Ayres Britto jogou água fria nas famílias que ocupam há 30 anos terras demarcadas pela Funai em Mato Grosso. Admitiu que a AGU e Casa Civil defendem a criação da reserva.
Mas…
Em reuniões com produtores rurais, no entanto, Luiz Inácio Adams (AGU) e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) insistem no diálogo.
Quebra-molas oficial
Os executores do Arco Rodoviário do Rio, previsto para conclusão lá atrás em 2011, apontam os entraves jurídicos e os embargos do Instituto do Patrimônio Histórico quando as escavações encontravam ossos no caminho.
Desova
Fica irado o vice-governador do Rio quando cobrado. Enquanto secretário de Obras, ele respondia sobre ossadas: ‘Você acha que são índios? Ali é Baixada Fluminense…’
Leandro Mazzini é jornalista e escritor
Trampolim
Com a vitória em Belém, o projeto de Zenaldo Coutinho (PSDB) é se cacifar para a candidatura ao governo do Pará em 2018.
Ponto Final
Depois de tantos filmes de Hollywood sobre o fim do mundo em Nova York, enfim aconteceu.
Com Vinícius Tavares, Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário