Córregos poluídos é sinal de problemas ao meio ambiente no município
A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira,12, em São Sebastião do Paraíso, em conjunto com a Câmara Municipal e a Prefeitura, audiência pública para debater a situação do meio ambiente no município. O evento terá como pauta principal debates em torno da situação do Córrego Liso e de outras nuances relacionadas ao meio ambiente no município.
Para o vereador e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal, José Luiz Correa (PT). trata-se de uma oportunidade importante para a busca de soluções para várias demandas existentes na cidade. “Acredito que será o ponto de partida para resolvermos questão da poluição dos córregos e o mau cheiro na cidade”, comenta.
A reunião acontecerá no Teatro Municipal a partir das 09:30 da manhã. Deverão estar presentes os deputados membros da Comissão de Participação Popular, presidida por André Quintão e Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia, conduzida pelo parlamentar Fábio Avelar. De acordo com o organizador do evento vereador José Luiz Corrêa, também confirmaram presenças, os deputados estaduais da cidade Antonio Carlos Arantes e Rêmolo Aloise. “Todos os órgãos fiscalizadores foram convidados, assim como as autoridades locais para participarem do debate”, anuncia o vereador.
Um relatório divulgado no início deste ano pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), publicado por este Jornal do Sudoeste, revelou que as águas do Córrego Liso são as que se encontram em pior condição na Bacia do Rio Grande em três avaliações feitas no ano de 2008.
“Nossos córregos estão muito poluídos, foi diagnosticado a presença de cianeto em escalas muito superiores aos níveis toleráveis. Trata-se uma substância química muito forte que mata os animais e traz prejuízos muito sérios à saúde humana e não podemos mais conviver com esta situação”, protestou o vereador na última reunião da Câmara.
Segundo José Luiz, a iniciativa visa discutir os impactos ocorridos ao meio ambiente e os decorrentes na saúde da população. “Precisamos descobrir a origem dos problemas ambientais, o mau cheiro está por toda a parte e até as águas das minas estão contaminadas”, observa. Ele acredita que com a profundidade dos debates seja possível encontrar soluções para estes problemas. “Vamos dar início, é o primeiro passo e espero que seja o ponto de partida para um trabalho que vá eliminar este problema em nosso município, pois é uma questão muito séria”, conclui.
Além dos constantes debates nas reuniões semanais da Câmara os vereadores têm se mostrado bastante preocupados com a questão ambiental no município. O Legislativo já aprovou autorização para que o município faça parceria com a Copasa o que vai possibilitar a implantação de um projeto de tratamento do esgoto doméstico em Paraíso. Há cerca de dois meses também em função de problemas sanitários, foi realizada uma manifestação conjunta dos vereadores e moradores da região das lagoas do bairro San Genaro em protesto contra o mau cheiro existente nas imediações. Vários representantes da participaram deste manifesto.
Colaboração de:Maria Lopes-São Sebastião do Paraíso-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário