sábado, 1 de setembro de 2012


COLUNA ESPLANADA

Operação abafa

Silêncio na CPI do dono da Delta não foi apenas blindagem

 a aliados, dizem congressistas

por Leandro Mazzini

O silêncio na CPI do dono da Delta, Fernando Cavendish, não foi apenas 
blindagem a aliados, dizem congressistas. Cavendish está nas mãos de
 arapongas que implantaram escutas ambientais na sala da Delta, no Rio, 
como revelou esta coluna em 25 de abril. Ele teme ser alvo de novos
 vazamentos, inclusive de vídeos, na sala onde teria combinado licitações
 com empreiteiras. Com o silêncio dele, o governador Sérgio Cabral 
(Rio) saiu ileso: não precisará por ora explicar quem pagou as viagens à Europa.
Uma palhinha
O áudio polêmico que vazou, no qual Cavendish disse que compra um senador por R$ 6 milhões, é fruto da escuta ambiental. Ninguém sabe de onde veio.
Cadê?
E quem não deu a cara na sessão, ao contrário de outros depoimentos, foi o deputado Garotinho (PR-RJ), quem inseriu a Delta no governo do Rio quando governador.
Fé no voto
Chegou a Brasília a informação de que a Igreja Universal abriu o cofre para a campanha de Russomanno (PRB). São R$ 40 milhões.
Futebol e voto
Os candidatos a vereador ligados a futebol no Rio estão cercando – e atrapalhando – torcedores. Ex-gerente de Futebol do Flamengo, Marcos Braz (PSB) foi com modelos ao estádio do Engenhão domingo no Botafogo e Flamengo. Com 20 minutos de jogo, ainda havia centenas de torcedores querendo ingressos no tumulto da bilheteria.
Extra-campo
Marcos Braz é apoiado pelo deputado Romário. Dezenas de cabos eleitorais da presidente do Flamengo, a vereadora Patrícia Amorim, que tenta a reeleição, cercavam as bilheterias. Do lado alvinegro apareceu o ex-jogador Gonçalves, também candidato.
Trégua Olímpica
Marcio Fortes, presidente da APO, foi num bate-volta a Londres para a abertura das Paralimpíadas e de comunicado conjunto do Reino Unido, Brasil, Coreia e Rússia (sedes dos Jogos de Inverno) sobre a promoção dos direitos humanos.
A conferir
De um grão petista, preocupado com a pulverização dos votos paulistanos: se o cenário permanecer, ‘a gente vai tirar o Chalita (PMDB)’. Falta combinar com o PMDB.
Bolsa Problema
A situação é de constrangimento no CNPq com a pressão da presidente Dilma pelo sucesso do ‘Ciências Sem Fronteiras’. Ela implantou o plano sem consultar os técnicos, que administram programa de bolsas 60 anos.
Encrenca federal
Será dia 13 audiência trabalhista em grupo da Fiança com terceirizados que contratou no Senado. A empresa encerrou o contrato e deve 13º e férias proporcionais. Os funcionários não denunciam porque temem represálias.
Código Penal
A OAB pediu pelo menos dois meses para a análise do novo Código Penal em debate no Senado. Isso vai atrapalhar os planos do presidente do Congresso, José Sarney, que deseja aprovar o pacotão antes de sua despedida.
Revolta no pavilhão
Estão bravos os agentes penitenciários com adiamento de votação de projeto que permite o porte de arma após o expediente. Estava prestes a ser votado CCJ em caráter terminativo (sem precisar ir a plenário).
Mão no coldre
A senadora Ana Rita (PT-ES) pediu audiência pública na Comissão de Direitos Humanos. Mais de 2 mil agentes no país foram assassinados nos últimos cinco anos.

Leandro Mazzini é jornalista e escritor
Devagar, parando
Um objeto postado nos Correios da 408 Sul em Brasília (Doc PB837730645BR) demorou três dias e seis horas para ser entregue no destino, a… 4,8 km da agência.
Ponto final
Quem disse que a crise não chegou ao Brasil? Em Vila Velha, mulher faz chapinha e foge sem pagar o salão.
Com Marcos Seabra e Vinícius Tavares
fonte OPINIÃO &NOTICIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário