A. Duclós/Acnur
CAIRO - Redes de televisão árabes informaram nesta quarta-feira que as forças leais ao ditador da Líbia, Muamar Kadafi, se movimentam violentamente dentro de duas cidades do leste do país, que estavam sob controle de rebeldes.
A emissora saudita Al-Arabiya disse que 14 pessoas foram mortas na cidade de Marsa El Brega, no leste da Libia, depois de um contra-ataque realizado por forças leais a Kadafi.
Na cidade de Ajdabiyah, a rede de televisão árabe Al-Jazeera citou um jornalista dizendo que explosões foram ouvidas na periferia. Segundo a emissora, as forças de Kadafi fizeram incursões dentro da cidade.
BENGHAZI, Líbia (Reuters) - Rebeldes líbios retomaram o controle do importante terminal de exportação de petróleo de Marsa l Brega e forças leais ao líder do país, Muamar Kadafi, desfecharam um ataque relâmpago na vizinha cidade de Ajdabiyah, disse nesta quarta-feira um porta-voz da coalizão de grupos oposicionistas. A TV árabe Al-Arabiya informou que Marsa el Brega estava sendo alvo de "bombardeios esporádicos".
- Vamos provavelmente pedir ajuda externa, provavelmente ataques aéreos em pontos estratégicos que colocarão um prego no caixão dele (Kadafi) - disse Mustafa Gheriano, falando à Reuters em nome da Coalizão 17 de fevereiro. - Eles tentaram retomar o controle de Brega esta manhã, mas fracassaram. A cidade está novamente em mãos dos revolucionários. Ele está tentando criar todo o tipo de guerra psicológica para deixar estas cidades à margem.
Quanto à Ajdabiyah, Gheriano afirmou que a cidade está "basicamente estável.
- Nosso povo está se agrupando para agir contra qualquer grande ataque. Por hora, ainda são apenas ataques relâmpagos - disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário