quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Poeta da Terra




Poesia Conversando com a água
Onofre Alves de Melo
I
O chuva que vem do céu, tú és...uma benção divina;
alimentando toda terra,
com suas gôtas cristalinas,
roceiro fica contente,....
como sempre é persistente,
joga no chão a semente....
e em poucos dias germina....
raíz vai se aprofundando,
já, se vê galhos brotando,
lentamente se aprimorando
e os nossos campos fascina:
Do ramo nasce o botão,
morre a flor e vem o grão,
uns em forma de espigas,
outros lastram-se pelo chão...
mas, todos para a alimentação!!!
Tem aqueles ramos mas baixos,
que dão os frutos no cacho,
não importa:
Eu falo é da multiplicação,
ou seja, da perfeição,
sim, também da pureza
e porque Deus pôs a benção:
Ho água: tú és fonte e sinal de vida,
e fostes por Deus preferida,
desde a obra da Criação.
Te usamos no Batismo,
este... lindo simbolismo,
que nos leva a salvação
2
Hó água, falar de ti eu nem sei,
até ... Moisés te usou como meio,
quando salvou o seu povo,
atravessando a pé enxuto
o Mar Vermelho.......
Na Terra Prometida,
você desempenhou seu papel,
bateram na rocha você brotou
e o povo saciou...
Na Terra de Leite e Mel!!!!
Más, como só isto não bastou,
Jesus também te usou,
quando o Dilúvio começoum
quantos cristãos se salvou,
na Arca de Noé.
Hó água quantos valores você tem?
E de onde você vem?
Do alto? Do infinito ? Do além?
Más você está em todas as localidades,,
está no campo, esta na cidade,
está nas rochas, você nasce do fundo do chão,
em mim, quando tenho tristeza,
ou quando sinto emoção,
quando eu penso,
ou quando eu canto,
ou quando eu falo de seus encantos,
água dos meus olhos em forma de pranto
correm.....
mas, nasce dentro do meu coração.
Hó água ...quero te ver respeitada,
nem tuas margens ameaçadas,
Pois, todos nós precisamos,
do teu líquido precioso,
não permitas que os egoistas e maldosos
venham te poluir...
Pois existe, um mandamento
e você nos dá exemplo
que temos todos que seguir:
exemplo, sim , é verdade,
a água nos ensina
oque é a unidade!!!
Pois, se ela nasce daqui e
dali, vem de lá e vai de cá
correndo para se ajuntar
na sua sede que é o mar.
Poeta da cidade de Itirapuã-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário