quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EMIGRAÇÃO COMO PORTAR -SE


Dicas para entrevistas

Sem a intenção de ser exaustivo no tema, SEGUE algumas dicas que considero as mais importantes. Quem quiser acrescentar outras dicas, por favor, faça-o, pois provavelmente ou eu esqueci de colocar ou realmente não sei.

1. Nunca coloque no formulário que você possui fluência em francês ou inglês se você realmente não possui. A confiança na palavra das pessoas para eles é algo muito sério, e o que pode ser considerado uma mentirinha para nós, pode ser uma grave ofensa a eles. Procure estudar antes da entrevista, fique calmo e correrá tudo bem, afinal não tem ninguém querendo barrar imigrantes. Se você não possui um francês muito bom, tente compensar com o inglês, com outros cursos, faça filhos, sei lá... só não minta.

2. Não é bom ficar falando mal do Brasil, dos políticos, do povo, que adora o frio. O frio é insuportável, então não cola, até porque depois do primeiro mês de inverno todos ficarão putos com a quantidade de neve em suas portas. Dizer que adora o frio como única ou a principal justificativa é complicado. Falar mal do Brasil é não aceitar os problemas, e lá também tem de montão. A diferença é que existem pessoas dispostas a resolvê-los. Políticos idem. O governo federal canadense está num mato sem cachorro por estar envolvido num baita escândalo de desvio de milhões. C'est la vie.

3. Mostrar que conhece um pouco da província é muito bom. Mostrar interesse pelos hábitos deles, um pouco sobre as cidades e deixar claro que deseja realmente fixar residência em Québec, pois a província é uma das que mais perdem imigrantes, comparativamente às outras. Mesmo que nunca tenha ido à Québec, dizer que conhece por fotos e ressaltar a beleza de alguns pontos turísticos é interessante, caso haja oportunidade.

Dicas para entrevistas (parte II)
4. Mostrar um projeto de vida para o seu novo lar. Falar que sabe das dificuldades, mas que deseja exercer sua profissão é muito bom. Afirmar que pretende voltar a uma universidade é interessante, mas deixe bem claro que primeiro pretende cuidar de coisas básicas, como moradia, carro (pois é algo que qualquer um pode ter), para depois correr atrás da equivalência (exigível no caso de algumas profissões).

5. Se você for com um companheiro(a) como dependente é interessante que ele(a) vá à entrevista, mesmo que ele(a) não domine ainda o francês. Na hora H vale também que o cônjuge tente responder a algumas questões. Apesar da entrevista focalizar o aplicante principal, quando o dependente não responde a nenhuma pergunta, o entrevistador dedica parte da entrevista somente a este(a) para que ele(a) tenha a "oportunidade" de falar.

6. Para quem tem filhos também é interessante leva-los, pois mostra o comprometimento da família com o novo projeto de vida.

7. Afirmar que prefere as cidades menores também ajuda muito. De preferência afirme que, apesar de escolher Montreal inicialmente, pretende se fixar posteriormente numa cidade menor, em busca de um maior contato com a natureza, menos agitação, qualidade de vida, essas coisas. Só não vale escolher alguma cidade muito próxima das fronteiras da província. hehehe

8. Mostrar entusiasmo, nada de dúvidas. Esclarecer que mantém contatos com brasileiros que já foram e estão se dando bem. Falar dos planos para quando chegar lá. Melhorar a proficiência no francês.

9. Mesmo sendo os entrevistadores super gente boa, sempre manter uma certa distancia no tratamento. "Madame", "Monsier" e "vous" para vocês. A não ser que eles permitam uma conversa menos formal. É um pequeno detalhe para nós, mas é interessante ressaltar. Todos com quem conversei dizem que a conversa é bem interessante e que eles deixam os entrevistados bem a vontade, mas não é bom exagerar.

Dicas para as entrevistas (parte III)
10. Evitar ficar muito ansioso no momento da entrevista. Se você fez os pontos necessários não há o que temer. Obviamente que uma certa insegurança é normal e os entrevistadores sabem disso, afinal, não toda hora que as pessoas decidem migrar para um novo país. Procure manter a calma e evite dizer que está inseguro, pois, como já disse, não há motivos se toda a documentação estiver ok.

Bem, é isso. Deve ter mais coisas, pequenos detalhes, mas que no final fazem uma baita diferença. Caso me lembre ou saiba de novas dicas deverei estar repassando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário