sexta-feira, 12 de julho de 2013

DICAS DE SAUDE

Magnésio, produtor de beleza e saúde

by DietaEficiente

O magnésio é um mineral cuja presença no organismo humano é fundamental, 
na medida em que desencadeia aproximadamente 300 processos biológic
os e se reveste como parte importante na manutenção do seu funcionamento 
regular (principalmente a nível da absorção do cálcio, fósforo, sódio,
 potássio e da 
vitamina C). Em âmbito interno, o magnésio pode ser encontrado nos 
músculos, tecidos, vísceras e secreções digestivas, encontrando-se 
disperso em grande quantidade no corpo humano. Essa importante
 substância é reconhecida inclusive como curadora de doenças da 
estrutura óssea como bico de papagaio.
Saiba mais sobre este mineral e conheça a sua relação com o colágeno.
Magnésio – o que é?
Sendo um dos minerais que maior quantidade apresenta no corpo, o magnésio é um poderoso recurso que atua contra o estresse e as inflamações e, simultaneamente, tem um papel preponderante na proteção do sistema cardiovascular.
Na medida em que é uma substância vital para o funcionamento do organismo, o magnésio apresenta vários benefícios, nomeadamente:
 Fomenta a elasticidade das fibras dos músculos;
 Alivia os sintomas associados ao estresse, depressão e tensão de origem nervosa;
 Evita enfermidades relativas à estrutura óssea, como osteoartrose, bursites e osteoporose;
 Atua como coadjuvante no combate às doenças cardiovasculares (nomeadamente a hipertensão) e na melhoria da circulação saguínea;
 Melhora a qualidade do sono e promove o relaxamemento;
 Alivia o quadro sintomático físico e psíquico que caracterizam a TPM e a menopausa;
 Regula o funcionamento das glândulas endôcrinas e funciona como coadjuvante no tratamento da diabetes.
Magnésio e Colágeno: conheça esta relação
O magnésio tem um papel determinante sobre o bom funcionamento dos ossos e de alguns tecidos, sendo que atua essencialmente a nível de sua manutenção, promovendo a elasticidade e a firmeza dos ligamentos que os compõem. No que concerne à pele, esse mineral é responsável pelo bem-estar cutâneo e pela melhoria e/ou erradicação de alguns problemas, a saber: acne, eczema, psoríase e verrugas.
Além disso, o magnésio interfere na produção e absorção do colágeno através das enzimas relacionadas aos aminoácidos, contribuíndo também para a sua sintetização no interior do organismo. Assim, a sua ação combinada permite a ocorrência da renovação dos estoques de colágeno e a supressão das carências orgânicas existentes.
Alimentação, fonte de magnésio por excelência
Por norma, a dose diária de magnésio recomendada para adultos saudavéis é de 350 mg diários, sendo que, para atingir esse valor de referência, deverá ser ingerida uma elevada quantidade de alimentos que contenham esta substância. Esse fato deve-se principalmente à perdas deste mineral – na ordem dos 75% do valor total – que se verificam durante o processo de digestão dos alimentos no interior do organismo.
Nesse sentido, a alimentação desempenha um papel vital na ingestão e manutenção dos níveis de magnésio, através da preferência dos seguintes elementos:
 Frutas: banana, abacate e uva;
 Leite;
 Vegetais: couve, espinafre; beterraba; batata e quiabo.
 Peixe;
 Grãos e derivados: aveia; farelo; gérmen de trigo; granola e grão de bico;
 Pão (preferencialmente integral);
 Nozes e sementes: amendoim; gergelim, castanha e girassol.
É de notar que os alimentos supramencionados fornecem aproximadamente 30 mg de magnésio por cada 100 gramas, sendo então necessário adaptar o regime alimentar individual para garantir a ingestão da quantidade diária recomendada deste mineral através de fontes diversificadas. Para que essa adaptação seja realizada sem prejuízo da saúde de cada pessoa, torna-se útil e relevante comparecer a uma consulta com um nutricionista ou médico que faça um acompanhamento contínuo do indivíduo.
Suplementação, a alternativa inteligente
magnésio fonte de pele resistente e ossos saudáveisEmbora seja a fonte mais relevante no que concerne à ingestão de magnésio, a alimentação nem sempre é suficiente para promover os níveis corretos desta substância mineral no organismo. Nesse sentido, a suplementação se afirma como a alternativa mais segura e credível para suprir as necessidades do organismo e, simultaneamente, estimular a produção e absorção do colágeno no seu interior.
Sendo verificada a não contra-indicação para o indivíduo, uma das possibilidades consiste em estruturar o processo de suplementação de forma combinada, aliando o magnésio e o colágeno, uma vez que o primeiro incentiva a produção interna do organismo, contribuindo, assim, para a manutenção de suas reservas.
Lembrando, contudo, que o Magnésio sozinho não é o impulsionador da produção da substância colagenosa, outros componentes, como a vitamina C também exercem papel importante nessa missão. Ao optar por suplementação dê preferência aos produtos que incluam estas substâncias motivadoras de colágeno para que se alcance sua contínua produção. Assim, é possível obter uma pele bonita, nutrida e firme durante mais tempo, evitando problemas estéticos como as rugas e a celulite, alem de uma estrutura óssea saudável.
SAIBA MAIS:
 
Comment   See all comments
Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.
Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser: 
http://www.dietaeficiente.net/magnesio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário