quarta-feira, 24 de julho de 2013

algumas dicas de segurança para navegação na internet




Navegar é preciso, arriscar-se não!
A Cartilha de Segurança para Internet contém recomendações e dicas sobre 
como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento 
apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet
 e fornece uma série de recomendações que visam melhorar a segurança de um computador.
Ajude a divulgar a Cartilha!


A Internet já está presente no cotidiano de grande parte da população e, provavelmente para
 estas pessoas, seria muito difícil imaginar como seria a vida sem poder usufruir das
 diversas facilidades e oportunidades trazidas por esta tecnologia. Por meio da Internet você pode:
  • encontrar antigos amigos, fazer novas amizades, encontrar pessoas que compartilham
  •  seus gostos e manter contato com amigos e familiares distantes;
  • acessar sites de notícias e de esportes, participar de cursos à distância, pesquisar 
  • assuntos de interesse e tirar dúvidas em listas de discussão;
  • efetuar serviços bancários, como transferências, pagamentos de contas e verificação 
  • de extratos;
  • fazer compras em supermercados e em lojas de comércio eletrônico, pesquisar preços
  •  e verificar a opinião de outras pessoas sobre os produtos ou serviços ofertados por
  •  uma determinada loja;
  • acessar sites dedicados a brincadeiras, passatempos e histórias em quadrinhos, 
  • além de grande variedade de jogos, para as mais diversas faixas etárias;
  • enviar a sua declaração de Imposto de Renda, emitir boletim de ocorrência, 
  • consultar os pontos em sua carteira de habilitação e agendar a emissão de 
  • passaporte;
  • consultar a programação das salas de cinema, verificar a agenda de espetáculos 
  • teatrais, exposições e shows e adquirir seus ingressos antecipadamente;
  • consultar acervos de museus e sites dedicados à obra de grandes artistas, 
  • onde é possível conhecer a biografia e as técnicas empregadas por cada um.
Estes são apenas alguns exemplos de como você pode utilizar a Internet para facilitar e 
melhorar a sua vida. Aproveitar esses benefícios de forma segura, entretanto, requer que
 alguns cuidados sejam tomados e, para isto, é importante que você esteja informado 
dos riscos aos quais está exposto para que possa tomar as medidas preventivas 
necessárias. Alguns destes riscos são:
Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos: ao navegar você pode se deparar
 com páginas que contenham pornografia, que atentem contra a honra ou que 
incitem o ódio e o racismo.
Contato com pessoas mal-intencionadas: existem pessoas que se aproveitam
 da falsa sensação de anonimato da Internet para aplicar golpes, tentar se passar 
por outras pessoas e cometer crimes como, por exemplo, estelionato, pornografia 
infantil e sequestro.
Furto de identidade: assim como você pode ter contato direto com impostores,
 também pode ocorrer de alguém tentar se passar por você e executar ações em
 seu nome, levando outras pessoas a acreditarem que estão se relacionando com 
você, e colocando em risco a sua imagem ou reputação.
Furto e perda de dados: os dados presentes em seus equipamentos conectados 
à Internet podem ser furtados e apagados, pela ação de ladrões, atacantes e códigos
 maliciosos.
Invasão de privacidade: a divulgação de informações pessoais pode comprometer 
a sua privacidade, de seus amigos e familiares e, mesmo que você restrinja o acesso,
 não há como controlar que elas não serão repassadas. Além disto, os sites costumam 
ter políticas próprias de privacidade e podem alterá-las sem aviso prévio, tornando
 público aquilo que antes era privado.
Divulgação de boatos: as informações na Internet podem se propagar rapidamente e
 atingir um grande número de pessoas em curto período de tempo. Enquanto isto
 pode ser desejável em certos casos, também pode ser usado para a divulgação de
 informações falsas, que podem gerar pânico e prejudicar pessoas e empresas.
Dificuldade de exclusão: aquilo que é divulgado na Internet nem sempre pode ser
 totalmente excluído ou ter o acesso controlado. Uma opinião dada em um momento 
de impulso pode ficar acessível por tempo indeterminado e pode, de alguma forma,
 ser usada contra você e acessada por diferentes pessoas, desde seus familiares até
 seus chefes.
Dificuldade de detectar e expressar sentimentos: quando você se comunica via 
Internet não há como observar as expressões faciais ou o tom da voz das outras pessoas,
 assim como elas não podem observar você (a não ser que vocês estejam utilizando
 webcams e microfones). Isto pode dificultar a percepção do risco, gerar mal-entendido
 e interpretação dúbia.
Dificuldade de manter sigilo: no seu dia a dia é possível ter uma conversa confidencial
 com alguém e tomar cuidados para que ninguém mais tenha acesso ao que está sendo
 dito. Na Internet, caso não sejam tomados os devidos cuidados, as informações podem
 trafegar ou ficar armazenadas de forma que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo.
Uso excessivo: o uso desmedido da Internet, assim como de outras tecnologias, pode 
colocar em risco a sua saúde física, diminuir a sua produtividade e afetar a sua vida 
social ou profissional.
Plágio e violação de direitos autorais: a cópia, alteração ou distribuição não autorizada
 de conteúdos e materiais protegidos pode contrariar a lei de direitos autorais e resultar
 em problemas jurídicos e em perdas financeiras.
Outro grande risco relacionado ao uso da Internet é o de você achar que não corre riscos, pois
 supõe que ninguém tem interesse em utilizar o seu computador1 ou que, entre os diversos 
computadores conectados à Internet, o seu dificilmente será localizado. É justamente este tipo 
de pensamento que é explorado pelos atacantes, pois, ao se sentir seguro, você pode achar
 que não precisa se prevenir.
Esta ilusão, infelizmente, costuma terminar quando os primeiros problemas começam a
 acontecer. Muitas vezes os atacantes estão interessados em conseguir acesso a grandes 
quantidades de computadores, independente de quais são, e para isto, podem efetuar 
varreduras na rede e localizar grande parte dos computadores conectados à Internet,
 inclusive o seu.
Um problema de segurança em seu computador pode torná-lo indisponível e colocar em 
risco a confidencialidade e a integridade dos dados nele armazenados. Além disto, ao ser 
comprometido, seu computador pode ser usado para a prática de atividades maliciosas
 como, por exemplo, servir de repositório para dados fraudulentos, lançar ataques contra 
outros computadores (e assim esconder a real identidade e localização do atacante), 
propagar códigos maliciosos e disseminar spam.
Os principais riscos relacionados ao uso da Internet são detalhados nos Capítulos:
O primeiro passo para se prevenir dos riscos relacionados ao uso da Internet é estar
 ciente de que ela não tem nada de "virtual". Tudo o que ocorre ou é realizado por meio da
 Internet é real: os dados são reais e as empresas e pessoas com quem você interage são 
as mesmas que estão fora dela. Desta forma, os riscos aos quais você está exposto ao 
usá-la são os mesmos presentes no seu dia a dia e os golpes que são aplicados por
 meio dela são similares àqueles que ocorrem na rua ou por telefone.
É preciso, portanto, que você leve para a Internet os mesmos cuidados e as mesmas
 preocupações que você tem no seu dia a dia, como por exemplo: visitar apenas lojas 
confiáveis, não deixar públicos dados sensíveis, ficar atento quando "for ao banco" ou 
"fizer compras", não passar informações a estranhos, não deixar a porta da sua casa aberta, etc.
Para tentar reduzir os riscos e se proteger é importante que você adote uma postura preventiva 
e que a atenção com a segurança seja um hábito incorporado à sua rotina, independente 
de questões como local, tecnologia ou meio utilizado. Para ajudá-lo nisto, há diversos
 mecanismos de segurança que você pode usar e que são detalhados nos Capítulos
Outros cuidados, relativos ao uso da Internet, como aqueles que você deve tomar para 
manter a sua privacidade e ao utilizar redes e dispositivos móveis, são detalhados nos

2. Golpes na Internet

Normalmente, não é uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial e, por este motivo, golpistas vêm concentrando esforços na exploração de fragilidades dos usuários. Utilizando técnicas de engenharia social e por diferentes meios e discursos, os golpistas procuram enganar e persuadir as potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem ações, como executar códigos maliciosos e acessar páginas falsas.
De posse dos dados das vítimas, os golpistas costumam efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônicas, abrir empresas fantasmas e criar contas bancárias ilegítimas, entre outras atividades maliciosas.
Muitos dos golpes aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, tipificados como estelionato. Dessa forma, o golpista pode ser considerado um estelionatário.
Nas próximas seções são apresentados alguns dos principais golpes aplicados na Internet e alguns cuidados que você deve tomar para se proteger deles.

2.1. Furto de identidade (Identity theft)

O furto de identidade, ou identity theft, é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Alguns casos de furto de identidade podem ser considerados como crime contra a fé pública, tipificados como falsa identidade.
No seu dia a dia, sua identidade pode ser furtada caso, por exemplo, alguém abra uma empresa ou uma conta bancária usando seu nome e seus documentos. Na Internet isto também pode ocorrer, caso alguém crie um perfil em seu nome em uma rede social, acesse sua conta de e-mail e envie mensagens se passando por você ou falsifique os campos de e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você.
Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois mais dados ele tem disponíveis e mais convincente ele pode ser. Além disto, o golpista pode usar outros tipos de golpes e ataques para coletar informações sobre você, inclusive suas senhas, como códigos maliciosos (mais detalhes no Capítulo Códigos Maliciosos (Malware)), ataques de força bruta e interceptação de tráfego (mais detalhes no Capítulo Ataques na Internet).
Caso a sua identidade seja furtada, você poderá arcar com consequências como perdas financeiras, perda de reputação e falta de crédito. Além disto, pode levar muito tempo e ser bastante desgastante até que você consiga reverter todos os problemas causados pelo impostor.
Prevenção:
A melhor forma de impedir que sua identidade seja furtada é evitar que o impostor tenha acesso aos seus dados e às suas contas de usuário (mais detalhes no Capítulo Privacidade). Além disto, para evitar que suas senhas sejam obtidas e indevidamente usadas, é muito importante que você seja cuidadoso, tanto ao usá-las quanto ao elaborá-las (mais detalhes no Capítulo Contas e senhas).
É necessário também que você fique atento a alguns indícios que podem demonstrar que sua identidade está sendo indevidamente usada por golpistas, tais como:
  • você começa a ter problemas com órgãos de proteção de crédito;
  • você recebe o retorno de e-mails que não foram enviados por você;
  • você verifica nas notificações de acesso que a sua conta de e-mail ou seu perfil na rede social foi acessado em horários ou locais em que você próprio não estava acessando;
  • ao analisar o extrato da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito você percebe transações que não foram realizadas por você;
  • você recebe ligações telefônicas, correspondências e e-mails se referindo a assuntos sobre os quais você não sabe nada a respeito, como uma conta bancária que não lhe pertence e uma compra não realizada por você.

2.2. Fraude de antecipação de recursos (Advance fee fraud)

A fraude de antecipação de recursos, ou advance fee fraud, é aquela na qual um golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.
Por meio do recebimento de mensagens eletrônicas ou do acesso a sites fraudulentos, a pessoa é envolvida em alguma situação ou história mirabolante, que justifique a necessidade de envio de informações pessoais ou a realização de algum pagamento adiantado, para a obtenção de um benefício futuro. Após fornecer os recursos solicitados a pessoa percebe que o tal benefício prometido não existe, constata que foi vítima de um golpe e que seus dados/dinheiro estão em posse de golpistas.
O Golpe da Nigéria (Nigerian 4-1-9 Scam1) é um dos tipos de fraude de antecipação de recursos mais conhecidos e é aplicado, geralmente, da seguinte forma:
  1. Você recebe uma mensagem eletrônica em nome de alguém ou de alguma instituição dizendo-se ser da Nigéria, na qual é solicitado que você atue como intermediário em uma transferência internacional de fundos;
  2. o valor citado na mensagem é absurdamente alto e, caso você aceite intermediar a transação, recebe a promessa de futuramente ser recompensado com uma porcentagem deste valor;
  3. o motivo, descrito na mensagem, pelo qual você foi selecionado para participar da transação geralmente é a indicação de algum funcionário ou amigo que o apontou como sendo uma pessoa honesta, confiável e merecedora do tal benefício;
  4. a mensagem deixa claro que se trata de uma transferência ilegal e, por isto, solicita sigilo absoluto e urgência na resposta, caso contrário, a pessoa procurará por outro parceiro e você perderá a oportunidade;
  5. após responder a mensagem e aceitar a proposta, os golpistas solicitam que você pague antecipadamente uma quantia bem elevada (porém bem inferior ao total que lhe foi prometido) para arcar com custos, como advogados e taxas de transferência de fundos;
  6. após informar os dados e efetivar o pagamento solicitado, você é informado que necessita realizar novos pagamentos ou perde o contato com os golpistas;
  7. finalmente, você percebe que, além de perder todo o dinheiro investido, nunca verá a quantia prometida como recompensa e que seus dados podem estar sendo indevidamente usados.
Apesar deste golpe ter ficado conhecido como sendo da Nigéria, já foram registrados diversos casos semelhantes, originados ou que mencionavam outros países, geralmente de regiões pobres ou que estejam passando por conflitos políticos, econômicos ou raciais.
A fraude de antecipação de recursos possui diversas variações que, apesar de apresentarem diferentes discursos, assemelham-se pela forma como são aplicadas e pelos danos causados. Algumas destas variações são:
Loteria internacional: você recebe um e-mail informando que foi sorteado em uma loteria internacional, mas que para receber o prêmio a que tem direito, precisa fornecer seus dados pessoais e informações sobre a sua conta bancária.
Crédito fácil: você recebe um e-mail contendo uma oferta de empréstimo ou financiamento com taxas de juros muito inferiores às praticadas no mercado. Após o seu crédito ser supostamente aprovado você é informado que necessita efetuar um depósito bancário para o ressarcimento das despesas.
Doação de animais: você deseja adquirir um animal de uma raça bastante cara e, ao pesquisar por possíveis vendedores, descobre que há sites oferecendo estes animais para doação. Após entrar em contato, é solicitado que você envie dinheiro para despesas de transporte.
Oferta de emprego: você recebe uma mensagem em seu celular contendo uma proposta tentadora de emprego. Para efetivar a contratação, no entanto, é necessário que você informe detalhes de sua conta bancária.
Noiva russa: alguém deixa um recado em sua rede social contendo insinuações sobre um possível relacionamento amoroso entre vocês. Esta pessoa mora em outro país, geralmente a Rússia, e após alguns contatos iniciais sugere que vocês se encontrem pessoalmente, mas, para que ela possa vir até o seu país, necessita ajuda financeira para as despesas de viagem.
Prevenção:
A melhor forma de se prevenir é identificar as mensagens contendo tentativas de golpes. Uma mensagem deste tipo, geralmente, possui características como:
  • oferece quantias astronômicas de dinheiro;
  • solicita sigilo nas transações;
  • solicita que você a responda rapidamente;
  • apresenta palavras como "urgente" e "confidencial" no campo de assunto;
  • apresenta erros gramaticais e de ortografia (muitas mensagens são escritas por meio do uso de programas tradutores e podem apresentar erros de tradução e de concordância).
Além disto, adotar uma postura preventiva pode, muitas vezes, evitar que você seja vítima de golpes. Por isto, é muito importante que você:
  • questione-se por que justamente você, entre os inúmeros usuários da Internet, foi escolhido para receber o benefício proposto na mensagem e como chegaram até você;
  • desconfie de situações onde é necessário efetuar algum pagamento com a promessa de futuramente receber um valor maior (pense que, em muitos casos, as despesas poderiam ser descontadas do valor total).
Aplicar a sabedoria popular de ditados como "Quando a esmola é demais, o santo desconfia" ou "Tudo que vem fácil, vai fácil", também pode ajudá-lo nesses casos.
Vale alertar que mensagens deste tipo nunca devem ser respondidas, pois isto pode servir para confirmar que o seu endereço de e-mail é válido. Esta informação pode ser usada, por exemplo, para incluí-lo em listas de spam ou de possíveis vítimas em outros tipos de golpes.
[1] O número 419 refere-se à seção do Código Penal da Nigéria equivalente ao artigo 171 do Código Penal Brasileiro, ou seja, estelionato. voltar 

2.3. Phishing

[Phishing]Phishing2phishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.
phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que:
  • tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular;
  • procuram atrair a atenção do usuário, seja por curiosidade, por caridade ou pela possibilidade de obter alguma vantagem financeira;
  • informam que a não execução dos procedimentos descritos pode acarretar sérias consequências, como a inscrição em serviços de proteção de crédito e o cancelamento de um cadastro, de uma conta bancária ou de um cartão de crédito;
  • tentam induzir o usuário a fornecer dados pessoais e financeiros, por meio do acesso a páginas falsas, que tentam se passar pela página oficial da instituição; da instalação de códigos maliciosos, projetados para coletar informações sensíveis; e do preenchimento de formulários contidos na mensagem ou em páginas Web.
Para atrair a atenção do usuário as mensagens apresentam diferentes tópicos e temas, normalmente explorando campanhas de publicidade, serviços, a imagem de pessoas e assuntos em destaque no momento, como exemplificado na Tabela 2.13. Exemplos de situações envolvendo phishing são:
Páginas falsas de comércio eletrônico ou Internet Banking: você recebe um e-mail, em nome de um site de comércio eletrônico ou de uma instituição financeira, que tenta induzi-lo a clicar em um link. Ao fazer isto, você é direcionado para uma página Web falsa, semelhante ao site que você realmente deseja acessar, onde são solicitados os seus dados pessoais e financeiros.
Páginas falsas de redes sociais ou de companhias aéreas: você recebe uma mensagem contendo um linkpara o site da rede social ou da companhia aérea que você utiliza. Ao clicar, você é direcionado para uma páginaWeb falsa onde é solicitado o seu nome de usuário e a sua senha que, ao serem fornecidos, serão enviados aos golpistas que passarão a ter acesso ao site e poderão efetuar ações em seu nome, como enviar mensagens ou emitir passagens aéreas.
Mensagens contendo formulários: você recebe uma mensagem eletrônica contendo um formulário com campos para a digitação de dados pessoais e financeiros. A mensagem solicita que você preencha o formulário e apresenta um botão para confirmar o envio das informações. Ao preencher os campos e confirmar o envio, seus dados são transmitidos para os golpistas.
Mensagens contendo links para códigos maliciosos: você recebe um e-mail que tenta induzi-lo a clicar em umlink, para baixar e abrir/executar um arquivo. Ao clicar, é apresentada uma mensagem de erro ou uma janela pedindo que você salve o arquivo. Após salvo, quando você abri-lo/executá-lo, será instalado um código malicioso em seu computador.
Solicitação de recadastramento: você recebe uma mensagem, supostamente enviada pelo grupo de suporte da instituição de ensino que frequenta ou da empresa em que trabalha, informando que o serviço de e-mail está passando por manutenção e que é necessário o recadastramento. Para isto, é preciso que você forneça seus dados pessoais, como nome de usuário e senha.
Tabela 2.1: Exemplos de tópicos e temas de mensagens de phishing.
TópicoTema da mensagem
Álbuns de fotos e vídeospessoa supostamente conhecida, celebridades
algum fato noticiado em jornais, revistas ou televisão
traição, nudez ou pornografia, serviço de acompanhantes
Antivírusatualização de vacinas, eliminação de vírus
lançamento de nova versão ou de novas funcionalidades
Associações assistenciaisAACD Teleton, Click Fome, Criança Esperança
Avisos judiciaisintimação para participação em audiência
comunicado de protesto, ordem de despejo
Cartões de créditoprograma de fidelidade, promoção
Cartões virtuaisUOL, Voxcards, Yahoo! Cartões, O Carteiro, Emotioncard
Comércio eletrônicocobrança de débitos, confirmação de compra
atualização de cadastro, devolução de produtos
oferta em site de compras coletivas
Companhias aéreaspromoção, programa de milhagem
Eleiçõestítulo eleitoral cancelado, convocação para mesário
Empregoscadastro e atualização de currículos, processo seletivo em aberto
Imposto de rendanova versão ou correção de programa
consulta de restituição, problema nos dados da declaração
Internet Bankingunificação de bancos e contas, suspensão de acesso
atualização de cadastro e de cartão de senhas
lançamento ou atualização de módulo de segurança
comprovante de transferência e depósito, cadastramento de computador
Multas e infrações de trânsitoaviso de recebimento, recurso, transferência de pontos
Músicascanção dedicada por amigos
Notícias e boatosfato amplamente noticiado, ataque terrorista, tragédia natural
Prêmiosloteria, instituição financeira
Programas em gerallançamento de nova versão ou de novas funcionalidades
Promoçõesvale-compra, assinatura de jornal e revista
desconto elevado, preço muito reduzido, distribuição gratuita
Propagandasproduto, curso, treinamento, concurso
Reality showsBig Brother Brasil, A Fazenda, Ídolos
Redes sociaisnotificação pendente, convite para participação
aviso sobre foto marcada, permissão para divulgação de foto
Serviços de Correiosrecebimento de telegrama online
Serviços de e-mailrecadastramento, caixa postal lotada, atualização de banco de dados
Serviços de proteção de créditoregularização de débitos, restrição ou pendência financeira
Serviços de telefoniarecebimento de mensagem, pendência de débito
bloqueio de serviços, detalhamento de fatura, créditos gratuitos
Sites com dicas de segurançaaviso de conta de e-mail sendo usada para envio de spam (Antispam.br)
cartilha de segurança (CERT.br, FEBRABAN, Abranet, etc.)
Solicitaçõesorçamento, documento, relatório, cotação de preços, lista de produtos
Prevenção:
  • fique atento a mensagens, recebidas em nome de alguma instituição, que tentem induzi-lo a fornecer informações, instalar/executar programas ou clicar em links;
  • questione-se por que instituições com as quais você não tem contato estão lhe enviando mensagens, como se houvesse alguma relação prévia entre vocês (por exemplo, se você não tem conta em um determinado banco, não há porque recadastrar dados ou atualizar módulos de segurança);
  • fique atento a mensagens que apelem demasiadamente pela sua atenção e que, de alguma forma, o ameacem caso você não execute os procedimentos descritos;
  • não considere que uma mensagem é confiável com base na confiança que você deposita em seu remetente, pois ela pode ter sido enviada de contas invadidas, de perfis falsos ou pode ter sido forjada (mais detalhes na Seção 3.3 do Capítulo Ataques na Internet);
  • seja cuidadoso ao acessar links. Procure digitar o endereço diretamente no navegador Web;
  • verifique o link apresentado na mensagem. Golpistas costumam usar técnicas para ofuscar o link real para ophishing. Ao posicionar o mouse sobre o link, muitas vezes é possível ver o endereço real da página falsa ou código malicioso;
  • utilize mecanismos de segurança, como programas antimalwarefirewall pessoal e filtros antiphishing (mais detalhes no Capítulo Mecanismos de segurança);
  • verifique se a página utiliza conexão segura. Sites de comércio eletrônico ou Internet Banking confiáveis sempre utilizam conexões seguras quando dados sensíveis são solicitados (mais detalhes na Seção 10.1.1 do CapítuloUso seguro da Internet);
  • verifique as informações mostradas no certificado. Caso a página falsa utilize conexão segura, um novo certificado será apresentado e, possivelmente, o endereço mostrado no navegador Web será diferente do endereço correspondente ao site verdadeiro (mais detalhes na Seção 10.1.2 do Capítulo Uso seguro da Internet);
  • acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem e procure por informações (você vai observar que não faz parte da política da maioria das empresas o envio de mensagens, de forma indiscriminada, para os seus usuários).
2.3.1 Pharming
Pharming é um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Neste caso, quando você tenta acessar um site legítimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Esta redireção pode ocorrer:
  • por meio do comprometimento do servidor de DNS do provedor que você utiliza;
  • pela ação de códigos maliciosos projetados para alterar o comportamento do serviço de DNS do seu computador;
  • pela ação direta de um invasor, que venha a ter acesso às configurações do serviço de DNS do seu computador ou modem de banda larga.
Prevenção:
  • desconfie se, ao digitar uma URL, for redirecionado para outro site, o qual tenta realizar alguma ação suspeita, como abrir um arquivo ou tentar instalar um programa;
  • desconfie imediatamente caso o site de comércio eletrônico ou Internet Banking que você está acessando não utilize conexão segura. Sites confiáveis de comércio eletrônico e Internet Banking sempre usam conexões seguras quando dados pessoais e financeiros são solicitados (mais detalhes na Seção 10.1.1 do Capítulo Uso seguro da Internet);
  • observe se o certificado apresentado corresponde ao do site verdadeiro (mais detalhes na Seção 10.1.2 do Capítulo Uso seguro da Internet).
[2] A palavra phishing, do inglês "fishing", vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde "iscas" (mensagens eletrônicas) são usadas para "pescar" senhas e dados financeiros de usuários da Internet. voltar
[3] Esta lista não é exaustiva e nem se aplica a todos os casos, pois ela pode variar conforme o destaque do momento. voltar 

2.4. Golpes de comércio eletrônico

Golpes de comércio eletrônico são aqueles nos quais golpistas, com o objetivo de obter vantagens financeiras, exploram a relação de confiança existente entre as partes envolvidas em uma transação comercial. Alguns destes golpes são apresentados nas próximas seções.
2.4.1 Golpe do site de comércio eletrônico fraudulento
Neste golpe, o golpista cria um site fraudulento, com o objetivo específico de enganar os possíveis clientes que, após efetuarem os pagamentos, não recebem as mercadorias.
Para aumentar as chances de sucesso, o golpista costuma utilizar artifícios como: enviar spam, fazer propaganda vialinks patrocinados, anunciar descontos em sites de compras coletivas e ofertar produtos muito procurados e com preços abaixo dos praticados pelo mercado.
Além do comprador, que paga mas não recebe a mercadoria, este tipo de golpe pode ter outras vítimas, como:
  • uma empresa séria, cujo nome tenha sido vinculado ao golpe;
  • um site de compras coletivas, caso ele tenha intermediado a compra;
  • uma pessoa, cuja identidade tenha sido usada para a criação do site ou para abertura de empresas fantasmas.
Prevenção:
  • faça uma pesquisa de mercado, comparando o preço do produto exposto no site com os valores obtidos na pesquisa e desconfie caso ele seja muito abaixo dos praticados pelo mercado;
  • pesquise na Internet sobre o site, antes de efetuar a compra, para ver a opinião de outros clientes;
  • acesse sites especializados em tratar reclamações de consumidores insatisfeitos, para verificar se há reclamações referentes a esta empresa;
  • fique atento a propagandas recebidas através de spam (mais detalhes no Capítulo Spam);
  • seja cuidadoso ao acessar links patrocinados (mais detalhes na Seção 6.5 do Capítulo Outros riscos);
  • procure validar os dados de cadastro da empresa no site da Receita Federal4;
  • não informe dados de pagamento caso o site não ofereça conexão segura ou não apresente um certificado confiável (mais detalhes na Seção 10.1 do Capítulo Uso seguro da Internet).
2.4.2 Golpe envolvendo sites de compras coletivas
Sites de compras coletivas têm sido muito usados em golpes de sites de comércio eletrônico fraudulentos, como descrito na Seção 2.4.1. Além dos riscos inerentes às relações comerciais cotidianas, os sites de compras coletivas também apresentam riscos próprios, gerados principalmente pela pressão imposta ao consumidor em tomar decisões rápidas pois, caso contrário, podem perder a oportunidade de compra.
Golpistas criam sites fraudulentos e os utilizam para anunciar produtos nos sites de compras coletivas e, assim, conseguir grande quantidade de vítimas em um curto intervalo de tempo.
Além disto, sites de compras coletivas também podem ser usados como tema de mensagens de phishing. Golpistas costumam mandar mensagens como se tivessem sido enviadas pelo site verdadeiro e, desta forma, tentam induzir o usuário a acessar uma página falsa e a fornecer dados pessoais, como número de cartão de crédito e senhas.
Prevenção:
  • procure não comprar por impulso apenas para garantir o produto ofertado;
  • seja cauteloso e faça pesquisas prévias, pois há casos de produtos anunciados com desconto, mas que na verdade, apresentam valores superiores aos de mercado;
  • pesquise na Internet sobre o site de compras coletivas, antes de efetuar a compra, para ver a opinião de outros clientes e observar se foi satisfatória a forma como os possíveis problemas foram resolvidos;
  • siga as dicas apresentadas na Seção 2.3 para se prevenir de golpes envolvendo phishing;
  • siga as dicas apresentadas na Seção 2.4.1 para se prevenir de golpes envolvendo sites de comércio eletrônico fraudulento.
2.4.3 Golpe do site de leilão e venda de produtos
O golpe do site de leilão e venda de produtos é aquele, por meio do qual, um comprador ou vendedor age de má-fé e não cumpre com as obrigações acordadas ou utiliza os dados pessoais e financeiros envolvidos na transação comercial para outros fins. Por exemplo:
  • o comprador tenta receber a mercadoria sem realizar o pagamento ou o realiza por meio de transferência efetuada de uma conta bancária ilegítima ou furtada;
  • o vendedor tenta receber o pagamento sem efetuar a entrega da mercadoria ou a entrega danificada, falsificada, com características diferentes do anunciado ou adquirida de forma ilícita e criminosa (por exemplo, proveniente de contrabando ou de roubo de carga);
  • o comprador ou o vendedor envia e-mails falsos, em nome do sistema de gerenciamento de pagamentos, como forma de comprovar a realização do pagamento ou o envio da mercadoria que, na realidade, não foi feito.
Prevenção:
  • faça uma pesquisa de mercado, comparando o preço do produto com os valores obtidos na pesquisa e desconfie caso ele seja muito abaixo dos praticados pelo mercado;
  • marque encontros em locais públicos caso a entrega dos produtos seja feita pessoalmente;
  • acesse sites especializados em tratar reclamações de consumidores insatisfeitos e que os coloca em contato com os responsáveis pela venda (você pode avaliar se a forma como o problema foi resolvido foi satisfatória ou não);
  • utilize sistemas de gerenciamento de pagamentos pois, além de dificultarem a aplicação dos golpes, impedem que seus dados pessoais e financeiros sejam enviados aos golpistas;
  • procure confirmar a realização de um pagamento diretamente em sua conta bancária ou pelo site do sistema de gerenciamento de pagamentos (não confie apenas em e-mails recebidos, pois eles podem ser falsos);
  • verifique a reputação do usuário5 (muitos sites possuem sistemas que medem a reputação de compradores e vendedores, por meio da opinião de pessoas que já negociaram com este usuário);
  • acesse os sites, tanto do sistema de gerenciamento de pagamentos como o responsável pelas vendas, diretamente do navegador, sem clicar em links recebidos em mensagens;
  • mesmo que o vendedor lhe envie o código de rastreamento fornecido pelos Correios, não utilize esta informação para comprovar o envio e liberar o pagamento (até que você tenha a mercadoria em mãos não há nenhuma garantia de que o que foi enviado é realmente o que foi solicitado).
[4] http://www.receita.fazenda.gov.br/voltar
[5] As informações dos sistemas de reputação, apesar de auxiliarem na seleção de usuários, não devem ser usadas como única medida de prevenção, pois contas com reputação alta são bastante visadas para golpes de phishingvoltar 

2.5. Boato (Hoax)

[Boatos]Um boato, ou hoax, é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. Por meio de uma leitura minuciosa de seu conteúdo, normalmente, é possível identificar informações sem sentido e tentativas de golpes, como correntes e pirâmides.
Boatos podem trazer diversos problemas, tanto para aqueles que os recebem e os distribuem, como para aqueles que são citados em seus conteúdos. Entre estes diversos problemas, um boato pode:
  • conter códigos maliciosos;
  • espalhar desinformação pela Internet;
  • ocupar, desnecessariamente, espaço nas caixas de e-mails dos usuários;
  • comprometer a credibilidade e a reputação de pessoas ou entidades referenciadas na mensagem;
  • comprometer a credibilidade e a reputação da pessoa que o repassa pois, ao fazer isto, esta pessoa estará supostamente endossando ou concordando com o conteúdo da mensagem;
  • aumentar excessivamente a carga de servidores de e-mail e o consumo de banda de rede, necessários para a transmissão e o processamento das mensagens;
  • indicar, no conteúdo da mensagem, ações a serem realizadas e que, se forem efetivadas, podem resultar em sérios danos, como apagar um arquivo que supostamente contém um código malicioso, mas que na verdade é parte importante do sistema operacional instalado no computador.
Prevenção:
Normalmente, os boatos se propagam pela boa vontade e solidariedade de quem os recebe, pois há uma grande tendência das pessoas em confiar no remetente, não verificar a procedência e não conferir a veracidade do conteúdo da mensagem. Para que você possa evitar a distribuição de boatos é muito importante conferir a procedência dos e-mailse, mesmo que tenham como remetente alguém conhecido, é preciso certificar-se de que a mensagem não é um boato.
Um boato, geralmente, apresenta pelo menos uma das seguintes características6:
  • afirma não ser um boato;
  • sugere consequências trágicas caso uma determinada tarefa não seja realizada;
  • promete ganhos financeiros ou prêmios mediante a realização de alguma ação;
  • apresenta erros gramaticais e de ortografia;
  • apresenta informações contraditórias;
  • enfatiza que ele deve ser repassado rapidamente para o maior número de pessoas;
  • já foi repassado diversas vezes (no corpo da mensagem, normalmente, é possível observar cabeçalhos de e-mails repassados por outras pessoas).
Além disto, muitas vezes, uma pesquisa na Internet pelo assunto da mensagem pode ser suficiente para localizar relatos e denúncias já feitas. É importante ressaltar que você nunca deve repassar boatos pois, ao fazer isto, estará endossando ou concordando com o seu conteúdo.
[6] Estas características devem ser usadas apenas como guia, pois podem existir boatos que não apresentem nenhuma delas, assim como podem haver mensagens legítimas que apresentem algumas. voltar 

2.6. Prevenção

Outras dicas gerais para se proteger de golpes aplicados na Internet são:
Notifique: caso identifique uma tentativa de golpe, é importante notificar a instituição envolvida, para que ela possa tomar as providências que julgar cabíveis (mais detalhes na Seção 7.2 do Capítulo Mecanismos de segurança).
Mantenha-se informado: novas formas de golpes podem surgir, portanto é muito importante que você se mantenha informado. Algumas fontes de informação que você pode consultar são:
  • seções de informática de jornais de grande circulação e de sites de notícias que, normalmente, trazem matérias ou avisos sobre os golpes mais recentes;
  • sites de empresas mencionadas nas mensagens (algumas empresas colocam avisos em suas páginas quando percebem que o nome da instituição está sendo indevidamente usado);
  • sites especializados que divulgam listas contendo os golpes que estão sendo aplicados e seus respectivos conteúdos. Alguns destes sites são:
  • 3. Ataques na Internet

    [Ataques na Internet]Ataques costumam ocorrer na Internet com diversos objetivos, visando diferentes alvos e usando variadas técnicas. Qualquer serviço, computador ou rede que seja acessível via Internet pode ser alvo de um ataque, assim como qualquer computador com acesso à Internet pode participar de um ataque.
    Os motivos que levam os atacantes a desferir ataques na Internet são bastante diversos, variando da simples diversão até a realização de ações criminosas. Alguns exemplos são:
    Demonstração de poder: mostrar a uma empresa que ela pode ser invadida ou ter os serviços suspensos e, assim, tentar vender serviços ou chantageá-la para que o ataque não ocorra novamente.
    Prestígio: vangloriar-se, perante outros atacantes, por ter conseguido invadir computadores, tornar serviços inacessíveis ou desfigurar sites considerados visados ou difíceis de serem atacados; disputar com outros atacantes ou grupos de atacantes para revelar quem consegue realizar o maior número de ataques ou ser o primeiro a conseguir atingir um determinado alvo.
    Motivações financeiras: coletar e utilizar informações confidenciais de usuários para aplicar golpes (mais detalhes no Capítulo Golpes na Internet).
    Motivações ideológicas: tornar inacessível ou invadir sites que divulguem conteúdo contrário à opinião do atacante; divulgar mensagens de apoio ou contrárias a uma determinada ideologia.
    Motivações comerciais: tornar inacessível ou invadir sites e computadores de empresas concorrentes, para tentar impedir o acesso dos clientes ou comprometer a reputação destas empresas.
    Para alcançar estes objetivos os atacantes costumam usar técnicas, como as descritas nas próximas seções.

    3.1. Exploração de vulnerabilidades

    Uma vulnerabilidade é definida como uma condição que, quando explorada por um atacante, pode resultar em uma violação de segurança. Exemplos de vulnerabilidades são falhas no projeto, na implementação ou na configuração de programas, serviços ou equipamentos de rede.
    Um ataque de exploração de vulnerabilidades ocorre quando um atacante, utilizando-se de uma vulnerabilidade, tenta executar ações maliciosas, como invadir um sistema, acessar informações confidenciais, disparar ataques contra outros computadores ou tornar um serviço inacessível.

    3.2. Varredura em redes (Scan)

    Varredura em redes, ou scan1, é uma técnica que consiste em efetuar buscas minuciosas em redes, com o objetivo de identificar computadores ativos e coletar informações sobre eles como, por exemplo, serviços disponibilizados e programas instalados. Com base nas informações coletadas é possível associar possíveis vulnerabilidades aos serviços disponibilizados e aos programas instalados nos computadores ativos detectados.
    A varredura em redes e a exploração de vulnerabilidades associadas podem ser usadas de forma:
    Legítima: por pessoas devidamente autorizadas, para verificar a segurança de computadores e redes e, assim, tomar medidas corretivas e preventivas.
    Maliciosa: por atacantes, para explorar as vulnerabilidades encontradas nos serviços disponibilizados e nos programas instalados para a execução de atividades maliciosas. Os atacantes também podem utilizar os computadores ativos detectados como potenciais alvos no processo de propagação automática de códigos maliciosos e em ataques de força bruta (mais detalhes no Capítulo Códigos Maliciosos (Malware) e na Seção3.5, respectivamente).
    [1] Não confunda scan com scamScams, com "m", são esquemas para enganar um usuário, geralmente, com finalidade de obter vantagens financeiras (mais detalhes no Capítulo Golpes na Internet). voltar 

    3.3. Falsificação de e-mail (E-mail spoofing)

    Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.
    Esta técnica é possível devido a características do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) que permitem que campos do cabeçalho, como "From:" (endereço de quem enviou a mensagem), "Reply-To" (endereço de resposta da mensagem) e "Return-Path" (endereço para onde possíveis erros no envio da mensagem são reportados), sejam falsificados.
    Ataques deste tipo são bastante usados para propagação de códigos maliciosos, envio de spam e em golpes dephishing. Atacantes utilizam-se de endereços de e-mail coletados de computadores infectados para enviar mensagens e tentar fazer com que os seus destinatários acreditem que elas partiram de pessoas conhecidas.
    Exemplos de e-mails com campos falsificados são aqueles recebidos como sendo:
    • de alguém conhecido, solicitando que você clique em um link ou execute um arquivo anexo;
    • do seu banco, solicitando que você siga um link fornecido na própria mensagem e informe dados da sua conta bancária;
    • do administrador do serviço de e-mail que você utiliza, solicitando informações pessoais e ameaçando bloquear a sua conta caso você não as envie.
    Você também pode já ter observado situações onde o seu próprio endereço de e-mail foi indevidamente utilizado. Alguns indícios disto são:
    • você recebe respostas de e-mails que você nunca enviou;
    • você recebe e-mails aparentemente enviados por você mesmo, sem que você tenha feito isto;
    • você recebe mensagens de devolução de e-mails que você nunca enviou, reportando erros como usuário desconhecido e caixa de entrada lotada (cota excedida).

    3.4. Interceptação de tráfego (Sniffing)

    Interceptação de tráfego, ou sniffing, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma:
    Legítima: por administradores de redes, para detectar problemas, analisar desempenho e monitorar atividades maliciosas relativas aos computadores ou redes por eles administrados.
    Maliciosa: por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.
    Note que as informações capturadas por esta técnica são armazenadas na forma como trafegam, ou seja, informações que trafegam criptografadas apenas serão úteis ao atacante se ele conseguir decodificá-las (mais detalhes no CapítuloCriptografia).

    3.5. Força bruta (Brute force)

    Um ataque de força bruta, ou brute force, consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha e, assim, executar processos e acessar sites, computadores e serviços em nome e com os mesmos privilégios deste usuário.
    Qualquer computador, equipamento de rede ou serviço que seja acessível via Internet, com um nome de usuário e uma senha, pode ser alvo de um ataque de força bruta. Dispositivos móveis, que estejam protegidos por senha, além de poderem ser atacados pela rede, também podem ser alvo deste tipo de ataque caso o atacante tenha acesso físico a eles.
    Se um atacante tiver conhecimento do seu nome de usuário e da sua senha ele pode efetuar ações maliciosas em seu nome como, por exemplo:
    • trocar a sua senha, dificultando que você acesse novamente o site ou computador invadido;
    • invadir o serviço de e-mail que você utiliza e ter acesso ao conteúdo das suas mensagens e à sua lista de contatos, além de poder enviar mensagens em seu nome;
    • acessar a sua rede social e enviar mensagens aos seus seguidores contendo códigos maliciosos ou alterar as suas opções de privacidade;
    • invadir o seu computador e, de acordo com as permissões do seu usuário, executar ações, como apagar arquivos, obter informações confidenciais e instalar códigos maliciosos.
    Mesmo que o atacante não consiga descobrir a sua senha, você pode ter problemas ao acessar a sua conta caso ela tenha sofrido um ataque de força bruta, pois muitos sistemas bloqueiam as contas quando várias tentativas de acesso sem sucesso são realizadas.
    Apesar dos ataques de força bruta poderem ser realizados manualmente, na grande maioria dos casos, eles são realizados com o uso de ferramentas automatizadas facilmente obtidas na Internet e que permitem tornar o ataque bem mais efetivo.
    As tentativas de adivinhação costumam ser baseadas em:
    • dicionários de diferentes idiomas e que podem ser facilmente obtidos na Internet;
    • listas de palavras comumente usadas, como personagens de filmes e nomes de times de futebol;
    • substituições óbvias de caracteres, como trocar "a" por "@" e "o" por "0"';
    • sequências numéricas e de teclado, como "123456", "qwert" e "1qaz2wsx";
    • informações pessoais, de conhecimento prévio do atacante ou coletadas na Internet em redes sociais e blogs, como nome, sobrenome, datas e números de documentos.
    Um ataque de força bruta, dependendo de como é realizado, pode resultar em um ataque de negação de serviço, devido à sobrecarga produzida pela grande quantidade de tentativas realizadas em um pequeno período de tempo (mais detalhes no Capítulo Contas e senhas).

    3.6. Desfiguração de página (Defacement)

    Desfiguração de página, defacement ou pichação, é uma técnica que consiste em alterar o conteúdo da página Web de um site.
    As principais formas que um atacante, neste caso também chamado de defacer, pode utilizar para desfigurar uma página Web são:
    • explorar erros da aplicação Web;
    • explorar vulnerabilidades do servidor de aplicação Web;
    • explorar vulnerabilidades da linguagem de programação ou dos pacotes utilizados no desenvolvimento da aplicação Web;
    • invadir o servidor onde a aplicação Web está hospedada e alterar diretamente os arquivos que compõem o site;
    • furtar senhas de acesso à interface Web usada para administração remota.
    Para ganhar mais visibilidade, chamar mais atenção e atingir maior número de visitantes, geralmente, os atacantes alteram a página principal do site, porém páginas internas também podem ser alteradas.

    3.7. Negação de serviço (DoS e DDoS)

    Negação de serviço, ou DoS (Denial oService), é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet. Quando utilizada de forma coordenada e distribuída, ou seja, quando um conjunto de computadores é utilizado no ataque, recebe o nome de negação de serviço distribuído, ou DDoS (Distributed Denial of Service).
    O objetivo destes ataques não é invadir e nem coletar informações, mas sim exaurir recursos e causar indisponibilidades ao alvo. Quando isto ocorre, todas as pessoas que dependem dos recursos afetados são prejudicadas, pois ficam impossibilitadas de acessar ou realizar as operações desejadas.
    Nos casos já registrados de ataques, os alvos ficaram impedidos de oferecer serviços durante o período em que eles ocorreram, mas, ao final, voltaram a operar normalmente, sem que tivesse havido vazamento de informações ou comprometimento de sistemas ou computadores.
    Uma pessoa pode voluntariamente usar ferramentas e fazer com que seu computador seja utilizado em ataques. A grande maioria dos computadores, porém, participa dos ataques sem o conhecimento de seu dono, por estar infectado e fazendo parte de botnets (mais detalhes na Seção 4.3 do Capítulo Códigos Maliciosos (Malware)).
    Ataques de negação de serviço podem ser realizados por diversos meios, como:
    • pelo envio de grande quantidade de requisições para um serviço, consumindo os recursos necessários ao seu funcionamento (processamento, número de conexões simultâneas, memória e espaço em disco, por exemplo) e impedindo que as requisições dos demais usuários sejam atendidas;
    • pela geração de grande tráfego de dados para uma rede, ocupando toda a banda disponível e tornando indisponível qualquer acesso a computadores ou serviços desta rede;
    • pela exploração de vulnerabilidades existentes em programas, que podem fazer com que um determinado serviço fique inacessível.
    Nas situações onde há saturação de recursos, caso um serviço não tenha sido bem dimensionado, ele pode ficar inoperante ao tentar atender as próprias solicitações legítimas. Por exemplo, um site de transmissão dos jogos da Copa de Mundo pode não suportar uma grande quantidade de usuários que queiram assistir aos jogos finais e parar de funcionar.

    3.8. Prevenção

    O que define as chances de um ataque na Internet ser ou não bem sucedido é o conjunto de medidas preventivas tomadas pelos usuários, desenvolvedores de aplicações e administradores dos computadores, serviços e equipamentos envolvidos.
    Se cada um fizer a sua parte, muitos dos ataques realizados via Internet podem ser evitados ou, ao menos, minimizados.
    A parte que cabe a você, como usuário da Internet, é proteger os seus dados, fazer uso dos mecanismos de proteção disponíveis e manter o seu computador atualizado e livre de códigos maliciosos. Ao fazer isto, você estará contribuindo para a segurança geral da Internet, pois:
    • quanto menor a quantidade de computadores vulneráveis e infectados, menor será a potência das botnets e menos eficazes serão os ataques de negação de serviço (mais detalhes na Seção 4.3, do Capítulo Códigos Maliciosos (Malware));
    • quanto mais consciente dos mecanismos de segurança você estiver, menores serão as chances de sucesso dos atacantes (mais detalhes no Capítulo Mecanismos de segurança);
    • quanto melhores forem as suas senhas, menores serão as chances de sucesso de ataques de força bruta e, consequentemente, de suas contas serem invadidas (mais detalhes no Capítulo Contas e senhas);
    • quanto mais os usuários usarem criptografia para proteger os dados armazenados nos computadores ou aqueles transmitidos pela Internet, menores serão as chances de tráfego em texto claro ser interceptado por atacantes (mais detalhes no Capítulo Criptografia);
    • quanto menor a quantidade de vulnerabilidades existentes em seu computador, menores serão as chances de ele ser invadido ou infectado (mais detalhes no Capítulo Segurança de computadores).
    Faça sua parte e contribua para a segurança da Internet, incluindo a sua própria!

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