domingo, 15 de julho de 2012


Tecnologia naval


article image
A Noruega é um importante centro de inovação naval e diversas 
companhias multinacionais têm operações lá. Uma delas é a divisão
 naval da Rolls-Royce, uma empresa britânica, que está colaborando
 com a Farstad, uma empresa naval baseada em Alesund, e com
 a STX OSV, uma armadora. O resultado desses esforços é o Far 
Solitaire, o primeiro de uma nova classe de embarcações repletas 
de novas tecnologias que prometem tornar a navegação mais segura
 limpa e barata.
Far Solitaire foi projetado como um navio para atender plataformas
 do setor de petróleo e gás do Mar do Norte. Isso quer dizer que esta
 não se trata de uma embarcação de grande porte. O Far Solitaire tem
 91 metros de comprimento (um terço do comprimento de um
 navio-container), um porte bruto de 5.700 toneladas e um custo de
 cerca de US$ 70 milhões. Mas algumas de suas inovações são 
aplicáveis a embarcações de todos os tipos.
No momento, o Far Solitaire está sendo armado pela STX OSV em
seu estaleiro em Tomrefjord. Em outubro, o navio será entregue à
 Farstad, que o utilizará para atender plataformas nos mares da região
, os quais são conhecidos por serem bastante revoltos. Basicamente
, o Far Solitaire tem que conseguir manter a sua posição enquanto 
transfere cargas com vários materiais nocivos que são empregados 
em perfurações ou bombeados em reservatórios a fim de melhorar
 o processo de extração. Tais transferências são potencialmente 
perigosas às pessoas envolvidas e ao meio ambiente.
Uma das inovações mais importantes do Far Solitaire é o seu casco 
capaz de perfurar ondas. Em vez de navegar sobre as ondas, como
 a maioria dos navios o faz, ele pode atravessá-las. Trata-se de uma
 mudança crucial. Quando um navio navega sobre as ondas, seus
 motores perdem e ganham velocidade conforme seu casco sobe 
e desce. Ao perfurar as ondas, o Far Solitaire poderá manter seus
 motores em uma velocidade constante. Isso cortará o consumo
 de combustível, reduzirá o desgaste e tornará a vida da tripulação
 mais segura e confortável.

OPINIÃO & NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário